Premiê inglês cita “bomba-relógio” no Meio Ambiente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Líderes mundiais já estão reunidos em Glasgow, na Escócia, nesta segunda-feira (1º) para o evento de abertura da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima. O primeiro a discursar foi premiê britânico, Boris Johnson, anfitrião do evento. Ele comparou a crise climática com uma bomba relógio que precisa ser desarmada.

Ao mencionar as mudanças climáticas, Johnson lembrou do fictício agente secreto britânico, James Bond, ao pedir aos líderes globais ações concretas pelo clima. Ele fez uma analogia sobre “desarmar uma bomba relógio”, que é a crise climática que o mundo enfrenta.

“Podemos não nos sentirmos muito como James Bond, nem todos nos parecemos com James Bond, mas temos a oportunidade e o dever de fazer desta cúpula o momento em que a humanidade finalmente começou a desarmar esta bomba”, disse.

Johnson ainda evocou a jovem ativista Greta Thunberg em seu discurso afirmando que se os líderes mundiais não levarem a sério suas ações contra a mudança climática, as promessas de zerar emissões serão “nada além de blá, blá, blá”.

“A raiva e a impaciência do mundo não serão possíveis de controlar, a menos que façamos desta COP26, em Glasgow, o momento em que caímos na real sobre a mudança climática”, disse.

Recentemente, Thunberg fez um discurso na conferência Youth for Climate, no qual zombou de Johnson, bem como do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do líder francês, Emmanuel Macron, sugerindo que suas conversas sobre o clima equivaliam a “blá, blá, blá”.

“Se não levarmos a sério a mudança climática hoje, será tarde demais para nossos filhos o fazerem amanhã”, disse Johnson aos líderes reunidos em Glasgow. “Temos que passar de conversa, debate e discussão para ação”, completou.

Após a fala de Johnson, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, disse aos líderes mundiais que “estamos cavando nossa própria cova” e que o mundo deve tomar medidas imediatas.

Segundo ele, o “nosso vício em combustíveis fósseis” está levando a humanidade ao limite. Guterres também destacou o que pode ser feito para manter viva a meta de 1,5 graus Celsius.

À medida que os países progridem nestas ações, Guterres disse que o setor privado deve contribuir para isso também.

“Vou estabelecer um grupo de especialistas para propor padrões claros para medir e analisar os compromissos de líquido zero de atores não-estatais”, que irão além dos mecanismos já estabelecidos no Acordo de Paris, disse Guterres em seu discurso.

“Enfrentamos uma escolha difícil: ou paramos [de emitir gases do efeito estufa] ou isso nos impedirá”, disse ele.

“É hora de dizer ‘chega’. Chega de brutalizar a biodiversidade. Chega de nos matarmos com carbono. Chega de tratar a natureza como um banheiro. Chega de queimar, perfurar e minerar cada vez mais fundo. Estamos cavando nossas próprias covas”, disse.

Guterres também pediu “ambição máxima” dos líderes mundiais para que os compromissos estabelecidos na cúpula sejam cumpridos. “Precisamos de ambição máxima de todos os países em todas as frentes para fazer de Glasgow um sucesso.”

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf