Presidenciáveis já correm atrás de marqueteiros para 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

A pouco menos de um ano das eleições, a movimentação silenciosa para definição dos marqueteiros políticos dos pré-candidatos da disputa presidencial de 2022 se intensificou. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro passaram a ser aconselhados por pessoas próximas a definirem um nome ainda neste ano. Os principais concorrentes da chamada terceira via já contrataram marqueteiros. Com a estratégia em andamento, começam a garimpar também profissionais para comandar núcleos regionais de criação num esforço para aumentar o nível de conhecimento perante o eleitorado.

Por enquanto, Lula posterga a definição do nome. Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social durante o segundo mandato do petista, o jornalista Franklin Martins coordena a área de comunicação da pré-campanha. O publicitário baiano Sidônio Palmeira, da Leiaute Propaganda, é um dos nomes mais cotados para assumir o posto.

Ele assinou as campanhas vitoriosas do ex-governador da Bahia Jaques Wagner em 2006 e 2010, e do atual, Rui Costa, em 2014. Em 2018, foi um dos principais consultores da campanha presidencial de Fernando Haddad (PT).

Uma fonte petista ouvida pelo Valor aponta que o marqueteiro escolhido deve ficar subordinado a Franklin Martins. “Por tudo o que aconteceu, Lula não quer mais um supermarqueteiro. Essa época passou. Não tem mais medalhão”, aponta.

No Palácio do Planalto, alguns auxiliares de Bolsonaro acreditam que as circunstâncias da eleição de 2018 não vão se repetir. O entendimento é de que, como presidente da República, é preciso um plano mais estruturado e profissional para a nova batalha eleitoral.

Um destes interlocutores, com livre acesso ao Planalto, alegou que “o jogo agora é mais pesado”. De acordo com ele, o presidente ainda “não está ligando muito para isso”, mas já há uma pressão natural para a escolha. “Na disputa passada, Bolsonaro se apresentou como um candidato contra todo o sistema. Agora, o sistema também está no governo. Precisamos de alguém que nos direcione para uma luta bem diferente”, afirma.

O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) aposta no publicitário baiano João Santana. Ele esteve à frente das campanhas vitoriosas de Lula (2006) e da ex-presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014). Em meio à Operação Lava-Jato, acabou preso em 2016, acusado de receber US$ 7,5 milhões em uma conta secreta no exterior. Em delação premiada, disse que Dilma e Lula sabiam da existência de caixa dois.

Santana tem tentado deixar Ciro mais leve e com um tom menos professoral. Criou o “Ciro Games, a live do Cirão”. O candidato veste o figurino de “youtuber” para falar de jogos e da política nacional, numa tentativa de se conectar ao eleitorado mais jovem. Lançou também o slogan “Prefiro Ciro”, onde a mensagem sempre é acompanhada de depoimentos de eleitores apontando as diferenças e qualidades do pedetista.

Os governadores tucanos de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que vão disputar prévias do partido no dia 21 de novembro, escolheram marqueteiros com quem trabalharam recentemente. O publicitário paulista Daniel Braga comandou o marketing de Doria nas eleições para prefeito de São Paulo, em 2016, e, dois anos depois, na corrida vitoriosa rumo ao Palácio dos Bandeirantes. Ele criou a marca “João Trabalhador” e pretende repetir a mesma pegada numa eventual disputa presidencial. “O DNA do João sempre vai ser preservado. Bom de gestão, trabalhador, firme e ético”, aponta.

Responsável pela comunicação da campanha do governador Eduardo Leite em 2018, o marqueteiro Fábio Bernardi tem preparado o tucano para as prévias do partido. Em 2016, comandou a campanha que elegeu Nelson Marchezan Júnior (PSDB) prefeito de Porto Alegre.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é orientado pelo marqueteiro Fernando Vieira. O profissional presta serviços ao Podemos. Com o slogan “Um Brasil justo para todos”, o pré-candidato tenta ampliar o discurso para além do combate à corrupção e mira apoiadores arrependidos de Bolsonaro.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf