Procuradores ficaram apreensivos com show de Moro e Dallagnol entrando juntos na política

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O anúncio do agora ex-procurador Deltan Dallagnol sobre sua saída do MPF (Ministério Público Federal), na mesma semana em que o ex-juiz Sergio Moro iniciou encontros e reuniões para moldar uma pré-candidatura à presidência da República, dividiu procuradores que trabalharam e conhecem Deltan.

A coluna conversou com alguns procuradores que contaram o clima nos grupos de Whatsapp e na rede interna de emails. A possibilidade de que Deltan fosse partir para uma carreira política já era vista por colegas há algum tempo. Assim, a saída do MPF ontem não foi exatamente uma surpresa. Alguns desejaram sorte e elogiaram o colega. Outros criticaram. Escreveram nesses grupos mensagens como “Já vai tarde” e “Ainda bem que foi embora”, “Vamos poder reconstruir o MPF”.

Mas o anúncio de Deltan, casado com as ações de Moro em Brasília, foi criticada internamente no MPF. Para alguns procuradores, Deltan reforçou o flanco de críticas públicas de que a Operação Lava Jato tinha objetivos políticos. Para um grupo de procuradores que atua na área criminal, o anúncio de Deltan ontem prejudicou ainda mais o trabalho da instituição e ele deve ter aumentado até sua rejeição entre os agora ex-colegas.

Deltan era, até o auge da Operação Lava Jato, uma figura forte dentro do MPF e com grande apoio dos colegas. No entanto, desde o vazamento das mensagens entre ele, outros membros do MPF e Moro, caso divulgado pelo site The Intercept, Deltan passou a perder apoio.

Um episódio relatado por procuradores à coluna ontem ocorreu durante a mobilização de membros do MPF contra a PEC 5, que foi derrotada na Câmara dos Deputados e podia modificar a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Alguns membros do MPF tinham aconselhado Deltan a não se envolver diretamente nas manifestações para não piorar o clima de críticas à instituição, oriundo, em especial, da série de reportagens da Vazajato.

No entanto, Deltan ignorou o pedido e, mesmo assim, fez manifestações públicas no Twitter sobre o tema. Agora, com o anúncio da saída, alguns procuradores acreditaram que ele já estava fazendo uma movimentação política pensando no anúncio de sua saída do MPF.

Deltan ainda não anunciou seus planos, mas há expectativa de que ele se filie ao Podemos para disputar algum cargo na eleição em 2022.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf