PSDB pode sofrer debandada com vitória de Doria nas prévias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/PMSP

Orlando Faria, ex-secretário municipal de Habitação de SP que foi exonerado horas depois de anunciar apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB, diz ao Painel que deputados estaduais e federais do PSDB têm visto com temor a possibilidade de que João Doria vença as prévias presidenciais do partido, marcadas para 21 de novembro.

Faria atribui sua saída da prefeitura nesta segunda-feira (8) à pressão de aliados do governador de São Paulo sobre o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“Tenho receio em relação aos deputados estaduais e federais no caso de uma vitória do Doria. Como a rejeição dele é muito alta, eles estão preocupados de terem que colocar o nome dele nas ‘colinhas’”, diz Faria.

“É um processo de sobrevivência. Imagine um candidato de regiões mais bolsonaristas ou petistas. Ter que fazer campanha com Doria na cabeça é um grande problema. Há uma discussão crescente de que se ele ganhar as prévias pode acontecer uma debandada significativa do partido”, completa o tucano, um dos principais aliados de Bruno Covas.

​Em entrevista ao Painel nesta quarta-feira (10), Faria afirma que sua exoneração da prefeitura, resultado da pressão do grupo de Doria, tem gerado reações de inconformidade no partido.

“Fui procurado por senadores, caciques, líderes regionais do país todo. Tem muita gente inconformada, falando em tomar providências, em abuso de poder. Quantos prefeitos e vereadores deixaram de manifestar apoio anteriormente por medo de perder verba de município, por medo de retaliação? Quantos presidentes de diretórios deixaram de manifestar apoio por meio de perder o posto?”, diz Faria.

“E agora conseguiram derrubar um secretário da capital de São Paulo? Ninguém mais vai ter coragem de se posicionar. Agora a discussão é o quanto isso pode influenciar no resultado. Até onde isso tem efeito no resultado final, uma vez que as pessoas não podem mais se manifestar”, completa.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf