Secom cria jornal que esconde “más notícias”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma frase atribuída ao escritor inglês George Orwell tenta explicar para os leigos o cerne do trabalho do jornalista. “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer ver publicado. Todo o resto é publicidade”. O equivalente brasileiro ao ditado que é um mantra nas redações coube ao escritor Millôr Fernandes. “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”. Essas duas frases sintetizam, ainda que de maneira bem simplificada, o papel do jornalismo, que é o de jogar luz sobre assuntos obscuros e confrontar interesses poderosos em nome de quem tem menos recursos. É em razão deste papel de contraposição aos status quo que o produto final dos noticiários é com frequência percebido pela população como mau humorado ou simplesmente focado demais nas más notícias, em detrimento de todo o bem que possa surgir do mundo.

Ao que tudo indica, a Secretaria de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro não decidiu seguir os preceitos do jornalismo profissional em seu mais novo produto, lançado na tarde deste domingo, chamado “Jornal Só Good News”, ou algo como jornal só com notícia boa, numa tradução livre do inglês. O programa, que tem uma vinheta aos moldes dos telejornais da TV aberta, é exibido em vídeo e distribuído nas redes sociais da Secom. Na primeira edição, a pauta de assuntos era, claro, elogiosa ao governo. As quatro “reportagens ” eram sobre o “reconhecimento mundial” da Caixa, a ampliação de crédito para pequenos produtores, a situação do título de propriedade para moradores do campo e um apanhado sobre o Auxílio Brasil, “o maior programa social do mundo”, segundo o noticioso.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf