Senado sinaliza que PEC dos Precatórios não passa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil

Caso aprovada pela Câmara dos Deputados em segundo turno na próxima semana, a PEC dos Precatórios deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e poderá sofrer alterações antes de ir à votação no plenário. Esta foi a cobrança feita a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tradicional reunião de líderes do Senado, que ocorre às sextas-feiras para definição da pauta.

Segundo senadores que participaram do encontro (virtual), Pacheco compreendeu a demanda e praticamente assegurou que não levará mais a matéria diretamente a plenário, como pretendia. Ficou claro na conversa que, tal como está, o texto não passa no Senado – a fragilização do teto de gastos foi a principal reclamação. Os senadores reiteraram que querem encontrar uma solução rápida para a criação do Auxílio Brasil, mas não a qualquer custo.

A ida da PEC à CCJ ensejou outro tema espinhoso: a permanência de Davi Alcolumbre (DEM-AP) à frente da comissão. Ele é acusado de manter seis funcionárias fantasmas em seu gabinete e ficar com parte do salário delas – prática conhecida como rachadinha.

Ex-presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina, foi uma das que levantaram a questão. “Eu estou sendo cobrada, todos estão. Não dá para ficar com a comissão mais importante do Congresso fechada, levando projeto direto a plenário”, disse.

Alcolumbre tem mantido a CCJ parada para não pautar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal. Também estão pendentes várias outras indicações de autoridades, bem como a PEC 110, da reforma tributária. O temor é que a PEC dos Precatórios sofra do mesmo problema com Alcolumbre no comando, ainda mais agora, diante das denúncias contra ele.

Pacheco, a seu estilo, disse que o esforço concentrado para votações já está marcado para a semana entre 29 de novembro e 2 de dezembro, e que todos os presidentes de comissão, inclusive Alcolumbre, foram avisados da necessidade de funcionarem plenamente.

Na próxima semana, o Senado funcionará em ritmo moderado. Pacheco estará fora do país, participando da COP-26, em Glasgow, na Escócia.

Valor Econômico

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf