Senado vai inquirir ministro por alta nos combustíveis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo Belote / Agência Petrobras

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (09), um requerimento de convite para que tanto o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, como o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, prestem esclarecimentos sobre a alta no preço dos combustíveis. A data da audiência, no entanto, ainda não foi definida.

Como mostrou o Valor, o presidente da CAE do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), articula votar até o fim de novembro um projeto que força mudanças na política de preços da Petrobras e sugere a criação de um imposto sobre exportação de petróleo cru, como forma de capitalizar um fundo de equalização de preços dos combustíveis. A proposta atende a um apelo dos governadores, que travam uma queda de braço com o governo Jair Bolsonaro.

A proposta que deve ser pautada na CAE é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e terá o senador Jean Paul Prates (PT-RN) como relator. Segundo Otto, a ideia é fazer apenas uma audiência pública sobre o assunto para, em seguida, submeter a proposta à comissão. O texto de Rogério Carvalho estabelece que o Poder Executivo regulamentará a utilização de “bandas de preços” para definir “limites” para sua variação. Neste sentido, o governo também definirá a frequência dos reajustes e mecanismos de compensação.

Na esteira da proposta, o presidente da CAE vai defender também a implantação de um estoque regulador de derivados, como forma de evitar um possível desabastecimento de combustíveis no país. “Já há relatos de mercado paralelo de diesel. Há risco real de desabastecimento”, defendeu o senador do PSD. Quanto ao imposto sobre a exportação do petróleo cru, as alíquotas seriam progressivas, variando entre 0% e 20%, com tributo maior na medida em que cresçam as cotações do petróleo.

“O sistema de bandas seria viabilizado financeiramente por meio da instituição de fundo de estabilização dos preços de combustíveis, alimentado pelo imposto sobre exportação do petróleo bruto. Países como Chile e Peru adotaram experiências de fundos de estabilização de preços”, argumenta Rogério Carvalho.

A discussão começou a crescer no Senado depois que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que muda a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, o que desagradou os representantes dos Estados. Desde então, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vem defendendo que governadores e a diretoria da Petrobras se reúnam para construir um consenso ou até mesmo o que chamou de “ajuste” na política de preços da estatal. O encontro deverá acontecer somente no dia 17, depois da COP26, conferência climática que ocorre em Glasgow, na Escócia.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf