Teto de Lula nas pesquisas é de 80%

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisa recente encomendada por banqueiros foi vista como evidência de que Lula teria “parado de crescer”. Novos dados, porém, mostram que seu crescimento nas pesquisas continua e seu teto é MUITO mais alto.

Pesquisa encomendada pela corretora XP (Itaú) ao instituto Ipespe não apresentou crescimento de Lula e isso foi o que bastou para a imprensa antipetista sacar a tese de que o ex-presidente teria “parado de crescer”.

Antes de prosseguir, vale lembrar que inexiste pesquisa que diga que Lula não vence todo e qualquer adversário, além de algumas dizerem que vence no primeiro turno. Assim, se tivesse parado de crescer seria em um percentual altíssimo e mais do que suficiente para reconduzi-lo ao Planalto.

Contudo, a conclusão de que o ex-presidente havia parado de crescer foi tão apressada quanto a de que o mais novo pré-candidato a presidente, Sergio Moro, estaria “em terceiro” e teria até crescido alguma coisa.

Duas novas pesquisas, porém, não só mostram que Lula continua crescendo como servem de base para projeção de que seu potencial de voto está muito longe de ser atingido.

Pesquisa Quaest/Genial divulgada na quarta-feira 10/11 mostrou Lula com 48% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro com 21% e de Sergio Moro com 8%. Ciro Gomes tem 6%, João Doria tem 2% e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aparece com 1%.

Esses números mostram, basicamente, o ex-presidente vencendo a eleição em primeiro turno com ENORME vantagem, pois a soma de todos os adversários, no cenário que acaba de ser mencionado, chega a 38%, enquanto que Lula, nessa mesma pesquisa, tem 48% das intenções de voto

Ou seja, a pesquisa mostra Lula crescendo, desmentindo a previsão de que ele teria “parado de crescer. Mas, afinal, qual é o potencial de crescimento de Lula?

O potencial de crescimento de Lula é aquele que ele já atingiu e que poderá voltar a atingir quando todos souberem que ele está no páreo. E o percentual que Lula já teve de aprovação é ENORME. Em dezembro de 2010, o ex-presidente teve aprovação que variava de 83% a 87%

Muitos não sabem que Lula é candidato e só saberão quando começar o horário eleitoral. É imprevisível quantos poderão votar nele, mas o seu teto certamente é os oitenta e poucos por cento que tinha em 2010

ASSISTA À REPORTAGEM EM VÍDEO