Trio do TRF4 que condenou Lula sem provas quer promoção

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Algozes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus querem se mudar para Brasília. Eles são candidatos, ao lado de outros 13 postulantes em outros estados, a duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia e Néfi Cordeiro. Os nomes em disputa foram indicados pelos cinco TRFs do país.

Os três magistrados confirmaram, em segundo grau, a sentença do ex-juiz federal Sergio Moro no âmbito da Operação Lava-Jato. A decisão em segunda instância foi decisiva para tornar o petista inelegível no pleito de 2018 e levá-lo à prisão em abril daquele ano — Lula ficou um ano e sete meses preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. No julgamento, os três desembargadores também elevaram a pena inicialmente fixada por Moro de nove anos e seis meses para doze anos e um mês de prisão em regime fechado.

O STJ é composto por 33 ministros, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista indicada pelo próprio tribunal. Como há duas cadeiras vagas, a corte irá decidir se irá formar duas ou apenas uma lista tríplice com os nomes mais votados entre o total de 16 desembargadores candidatos — a votação será em fevereiro do ano que vem. Depois de indicado pelo presidente, o postulante deve passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ser aprovado pelo Plenário da casa.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf