Trump pode ser condenado por invasão do Capitólio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JASON ANDREW / NYT/6-1-2021

Um tribunal de apelações dos EUA suspendeu temporariamente a liberação, prevista para esta sexta-feira, dos documentos de Donald Trump na Casa Branca que poderiam implicá-lo no ataque de 6 de janeiro ao Capitólio.

Em agosto, a comissão da Câmara americana que investiga o ataque ao Congresso dos EUA solicitou registros detalhados dos movimentos e reuniões que o então presidente realizou naquele dia. A comissão, de maioria democrata, exigiu uma série de documentos de sete agências federais para investigar o ataque realizado por uma multidão de partidários do presidente republicano com o objetivo de bloquear a confirmação da eleição de Joe Biden.

A decisão do tribunal dá aos juízes mais tempo para examinar a petição de Trump, agendando a apresentação das alegações orais do recurso para 30 de novembro. Os três juízes que decidiram a suspensão da entrega de documentos disseram que a medida “não deve ser interpretada de forma alguma como uma decisão” sobre o mérito da causa.

Em uma moção de emergência, os advogados de Trump pediram para manter os documentos em segredo por enquanto e propuseram que todas as partes informassem ao tribunal na próxima semana se deveriam mantê-los assim por tanto tempo (semanas ou meses) quanto fosse necessário.

A equipe jurídica de Trump afirmou em seu processo que o caso levantou novas questões importantes, como se um ex-presidente pode processar um sucessor para manter registros do governo no Congresso. Na opinião dos advogados de Trump, a instituição da Presidência seria irreparavelmente danificada se os documentos fossem publicados nesta sexta-feira a partir das 18h, conforme planejado.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf