Vereador bolsonarista do Rio invade pronto-socorros armado e ameaça médicos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O nome do vereador do Rio e ex-PM Gabriel Monteiro (PSD) esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira. Foram mais de 3,5 mil publicações mencionando o político, que invadiu uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Magalhães Bastos, Zona Oeste do Rio, nesta madrugada. Acompanhado de assessores e de uma equipe de filmagem, Monteiro interrompeu o sono de dois médicos que estavam de plantão na UPA.

Como mostrou uma reportagem do RJ1, da TV Globo, um dos médicos que fazia plantão na unidade relatou que foi ameaçado pelo vereador e por sua equipe, composta também por uma escolta armada. O Ministério Público investiga se houve abuso de autoridade por outras visitas semelhantes do político.

A prática de adentrar em hospitais públicos e UPAs é frequente para Monteiro, com a justificativa de fiscalizar, mas sempre gravada e divulgada em suas redes sociais. No YouTube, o vereador conta com 5,34 milhões de inscritos. O vídeo que mostra a invasão desta madrugada já conta com mais de 222 mil visualizações.

Monteiro afirma, por outro lado, que recebeu várias denúncias sobre profissionais dormindo durante o serviço na unidade. Ainda segundo ele, sua equipe não usou as armas.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que, no momento da chegada do político, não havia pacientes para serem atendidos na sala de espera e que os médicos estavam em seu horário de descanso, podendo ser acionados a qualquer momento. No vídeo divulgado em seu canal no YouTube, no entanto, o vereador diz que a sala de espera não estava vazia.

A ação de Monteiro e a denúncia do médico motivaram debates nas redes sociais, com internautas que saíram em defesa do vereador e outros críticos à sua atitude. Um deles, identificado como Emanuel, reconheceu não gostar do político, mas aprovou a invasão.

“Não gosto do Gabriel Monteiro mas tem coisas que precisam ser ditas, quem critica ele por ele ter ‘invadido’ o upa e botar os médicos pra trabalhar é gente que nunca precisou passar 4 horas esperando atendimento enquanto agonizava de dor e eu espero de coração que nunca passem por isso”, escreveu.

As principais críticas ao político, porém, afirmaram que houve abuso na abordagem. Como o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), por exemplo, que chamou Monteiro de “miliciano armado” e classificou a ação como intimidatória ao médico. O parlamentar também relacionou o vereador a Jair Bolsonaro.

“Desde quando um miliciano armado pode invadir uma UPA armado para intimidar um médico? Essa é a síntese do Bolsonarismo. Gabriel Monteiro, assim como seu chefe, Bolsonaro, desrespeita a ciência e os profissionais da saúde para alimentar a claque”, escreveu.

Outra internauta, identificada como Steh Papaiano, escreveu que Monteiro “aprendeu que para se eleger/ reeleger o caminho é o da espetacularização hostil, não importa estar certo ou errado, o que importa são os views”. Já a usuária da rede identificada como Mai, questionou o direito de descanso dos profissionais de saúde.

“Médico não pode mais descansar agora, a área da saúde sofre, esse Gabriel Monteiro é um desserviço mesmo”, publicou.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf