44% dos brasileiros acham que Brasil pode virar “comunista” em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Keiny Andrade

O Datafolha que mostrou que 44% da população vê grande risco de o Brasil se tornar comunista dependendo do resultado da próxima eleição foi recebido de diferentes formas por lideranças da esquerda.

Eles são unânimes a respeito da impossibilidade de implantação de um regime comunista, mas veem a questão com graus de preocupação distintos: alguns dizem que uma desmistificação pública seria importante, e outros falam em ignorar o tema, que seria de menor relevância hoje.

Marcelo Freixo (PSB-RJ) diz que “ninguém pode brincar com esse tipo de coisa. Por mais que saibamos que não é verdadeiro, devemos ter muita atenção ao dado. É resultado de um governo de desinformação, de ataque à ciência e fake news, que é o de Bolsonaro.”

O deputado afirma que a esquerda tem a tarefa de contribuir para a qualificação da informação e de sua divulgação, contra um governo da desinformação.

“A política precisa ser pedagógica. A gente precisa falar com mais clareza. Precisamos falar para agradar não quem fala, mas quem escuta”, diz.

“O anticomunismo virou discurso oficial do Planalto, essa retórica mistifica o debate público, sustenta a polarização nas discussões políticas e oculta as fragilidades do governo Bolsonaro. Não há possibilidade de implantação do comunismo a partir da eleição de 2022, mas essa ideia funciona como um espantalho para mobilizar incautos”, analisa, no mesmo sentido, Orlando Silva (PCdoB).

“Com Lula presidente e o camarada Geraldo [Alckmin] de vice acho improvável a chegada do comunismo”, diz Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, em tom de brincadeira.

Tatto afirma que esse debate é de interesse de Jair Bolsonaro e não tem influência eleitoral significativa. Ele diz que o PT se concentrará em temas prioritários, como o combate à fome.

Para Guilherme Boulos (PSOL), a rejeição de Bolsonaro medida pelo Datafolha mostra que a discussão não é preocupante do ponto de vista da disputa eleitoral, mas o resultado de 44% coloca a necessidade de a esquerda “retomar uma disputa de ideias e valores da sociedade que foi perdida, e muitas vezes por W.O.”

“O medo do comunismo sempre é estimulado quando as elites precisam combater projetos que representam maior justiça social ou em momentos de crise do capitalismo. Nos últimos anos a extrema-direita brasileira foi eficiente em mobilizar esse medo, ainda que ele não tenha nenhum fundamento nesse momento”, diz Juliano Medeiros, presidente do PSOL.

“O Brasil não corre risco de ser comunista ou socialista depois das eleições. Infelizmente”, completa.

Para Carlos Lupi, presidente do PDT, a esquerda deve marcar sua posição em defesa da democracia e da liberdade por meio de projetos.

“A ameaça associada ao comunismo no século passado era a da retirada de liberdades, e quem está fazendo isso hoje é o Bolsonaro, a extrema-direita. A grande campanha que devemos fazer é sermos democratas”, afirma. “O exemplo e as ações são a maior demonstração de uma visão republicana e democrática”.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf