AMB endossa vacinação de crianças contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou, nesta segunda-feira (27/12), nota em que se posiciona “integralmente a favor” da vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19.

A AMB está entre uma série de entidades médicas que se manifestaram, nos últimos dias, pela imunização do público infantil. Sociedades da área têm cobrado o governo federal por uma decisão favorável à vacinação das crianças.

“Destacamos que a autorização da imunização na infância segue o mesmo rigor e normas de eficácia e segurança das demais faixas etárias. Atende de forma plena aos critérios exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, para vacinação de todos os públicos”, divulgou a AMB.

No comunicado, a associação citou que agências reguladoras de outros países adotaram critérios semelhantes aos da Anvisa para analisar a imunização infantil contra a Covid. É o caso da European Medicines Agency, na Europa, e da Food and Drug Administration, nos Estados Unidos.

A entidade também citou o número de óbitos de crianças por Covid no Brasil desde o início da pandemia: foram aproximadamente 300 falecimentos. “Novas mortes são absolutamente evitáveis e temos obrigação de trabalhar nesse sentido”, ressaltou a AMB.

“Pelo exposto, assim como por questões éticas, conclamamos todos os pais e/ou responsáveis a, quando as vacinas estiverem disponíveis, vacinarem seus filhos. Vacina é vida, vacinar é um ato de amor”, finalizou a entidade.

A venda, distribuição e disponibilização da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos foram autorizadas pela Anvisa há uma semana.

De acordo com a agência reguladora, a dosagem do imunizante será pediátrica e o frasco terá cor diferenciada da fórmula para adultos. Apesar da autorização, cabe ao governo federal adquirir as doses e incluir crianças no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A medida já foi rejeitada, em diversas ocasiões, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o ministro Marcelo Queiroga defende que o tema não é consensual. Mesmo com respaldo científico da Anvisa, de entidades médicas e da Câmara Técnica que assessora o Ministério da Saúde, Queiroga acredita que a imunização das crianças ainda deve ser debatida.

O gestor abriu uma consulta pública, na página do Ministério da Saúde, para colher opiniões da sociedade sobre o tema. O processo teve início na última quinta-feira (23/12) e vai até 2 de janeiro. No entanto, a plataforma para responder às questões tem apresentado uma série de falhas.

Apesar da realização da consulta pública e da oposição do governo federal ao tema, a imunização infantil será liberada a partir do próximo dia 10. A informação foi antecipada ao Metrópoles por uma fonte do Ministério da Saúde.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou, em conversa com jornalistas na quinta-feira (23/12), que será necessária a apresentação de prescrição médica para a imunização. Salientou ainda que crianças com comorbidades serão priorizadas na campanha.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf