Amigo de Bolsonaro na Abin investigou urnas eletrônicas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O perito Ivo Peixinho, especialista em crimes cibernéticos e responsável por testes nas urnas eletrônicas, afirmou em depoimento à Polícia Federal que entre 2019 e 2020 o governo federal por meio da Agência Brasileira de Inteligência buscou informações sobre a segurança no sistema eleitoral brasileiro.

O depoimento de Peixinho foi o primeiro tomado pela delegada Denisse Ribeiro e guiou a apuração que resultou no relatório em que a PF afirma que Bolsonaro atuou diretamente para disseminar desinformação sobre as urnas.

Peixinho detalhou à PF o encontro com Jair Bolsonaro a pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres. A reunião foi revelada pelo Painel e resultou na convocação do perito federal para prestar depoimento.

O perito conta que “em 2019 ou 2020” a Abin enviou um pedido de informações “sobre informações sobre ocorrências ou atividades envolvendo urnas eletrônicas nas eleições”.

Segundo ele, nessa ocasião, ele produziu um informe com todas as atividades da PF sobre o tema e os relatórios de análise no código fonte das urnas e testes públicos do TSE.

Na live do dia 29 de julho, Torres utilizou alguns desses relatórios para corroborar a tese de Jair Bolsonaro sobre as fraudes no sistema.

Em seu depoimento, Peixinho afirma que “de forma alguma” os relatórios apontam para qualquer tipo de fraude e que no dia da reunião com Bolsonaro, questionado por Alexandre Ramagem, diretor da Abin, explicou que as falhas identificadas em testes nas urnas foram corrigidas pelo TSE.

No relatório encaminhado ao STF, a delegada Denisse Ribeiro afirma que a live presidencial foi um “evento previamente estruturado com o escopo de defender uma teoria conspiratória que os participantes já sabiam inconsistente”.

Ramagem disse em depoimento que não sabe quem idealizou a live, mas confirmou ter participado da reunião com o perito no Palácio do Planalto dias antes da transmissão.

“Tal apresentação não durou mais do que cinco minutos. Que, aparentemente, o presidente estava ciente dessa reunião em que os peritos participariam juntamente com o ministro da Justiça”, disse.

À PF, Anderson Torres disse que a decisão sobre o conteúdo utilizado na live foi do presidente.

Torres afirmou que logo que assumiu a pasta solicitou a todos órgãos vinculados ao ministério estudos relacionados ao tema eleição.

O ministro, porém, disse que não leu a íntegra dos relatórios e que somente analisou extratos que lhe foram enviados.

Embora tenha utilizado os documentos na live de Bolsonaro para corroborar a tese do presidente, Torres disse à PF que “não foi possível depreender do material que teve acesso a existência de fraude ou manipulação de voto”.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf