Aplicativo do SUS segue fora do ar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Depois do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, o Conecte SUS completa, nesta quinta-feira, 13 dias fora do ar. A plataforma é responsável por emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 para quem completou o ciclo de imunização no Brasil.

A plataforma saiu do ar após um ataque hacker atingir os sistemas da pasta em 10 de dezembro.

O sistema ainda fora do ar contraria a expectativa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que disse que o ConecteSUS deveria voltar nesta quarta-feira. A pasta já adiou sucessivas vezes a previsão, que inicialmente era até terça-feira da semana passada e foi postergada para o último sábado.

A invasão cibernética ocorreu um dia após o governo publicar portaria interministerial em que determinava que viajantes deveriam apresentar comprovante de vacinação ou realizar quarentena de cinco dias para entrar no Brasil via fronteiras aéreas.

Diante do ataque hacker, o governo decidiu adiar a vigência da portaria apesar de estrangeiros não terem vacinas registradas no ConecteSUS e de haver possibilidade brasileiros atestarem a vacinação por meio do comprovante físico.

Em seguida, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o comprovante vacinal fosse adotado não só nas fronteiras aéreas, mas também nas terrestres.

O isolamento de cinco dias deveria ser realizado em casos de exceção, com pessoas que não podem tomar vacina por razões médicas. O caso foi levado a votação em plenário, mas o ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento, que só deverá ser retomado em fevereiro.

Junto à plataforma, o site do ministério, sistemas de marcação de cirurgias e fila de transplantes, o Painel Coronavírus, o LocalizaSUS e o DataSUS — base de dados em saúde pública — também deixaram de funcionar.

Parte deles já retomou a operação. Houve uma segunda invasão cibernética entre domingo e segunda-feira da semana passada. O ataque atingiu novamente as redes do ministério e de outros órgãos públicos, inviabilizando sistemas usados na gestão da pasta.

Como O GLOBO mostrou, falhas, ausência e divergência de dados, inconsistências e até suspeitas de clonagem de dados já rondavam a ferramenta meses antes do ataque hacker. O sistema entrou no ar neste ano e deveria servir para atestar que vacina cada brasileiro tomou, quantas doses e em quais datas.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf