Após indiciamentos, instituto bolsonarista encerra atividades

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Quatro meses depois de ganhar os holofotes na CPI da Covid, o Instituto Brasil, defensor do presidente Bolsonaro, está prestes a fechar as portas. Membros da entidade bolsonarista relataram à coluna que, após a exposição negativa na comissão, a cúpula do Instituto decidiu encerrar as atividades.

O presidente de entidade, Helcio Bruno de Almeida, foi convocado para depor na CPI, há quatro meses, e acabou indiciado no relatório final da comissão por incitação ao crime.

O empresário Otávio Fakhoury, que foi vice-presidente do Instituto e um de seus financiadores, também prestou depoimento na CPI e foi indiciado pelo mesmo crime que o coronel Helcio. Foi ele o responsável por aproximar os representantes da empresa Davati do Ministério da Saúde na negociação da vacina Covaxin. O contrato foi suspenso pelo governo após suspeitas de fraude reveladas pela CPI.

O site do Força Brasil, que defende causas bolsonaristas, como voto impresso, armamento e tratamento precoce e ineficaz para a Covid-19, está fora do ar depois que Helcio Bruno foi questionado na comissão sobre a disseminação de fake news por seu instituto. A coluna apurou que, apesar de fechar as portas, o coronel já pensa em abrir uma ONG quando a poeira baixar. O plano dele é fornecer serviços da área de infraestrutura ao governo Bolsonaro.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf