Após três anos governo proíbe seus membros de disseminar ódio nas redes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, assinou instrução normativa que estabelece diretrizes para uso de mídias sociais nos órgãos e nas entidades da administração pública federal. Publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a nova norma determina que servidores públicos civis e militares e prestadores de serviços do governo federal não poderão disponibilizar na internet mensagens de ódio, difamatórias, ameaçadoras, ofensivas, discriminatórias e pornográficas, entre outras.

O texto autoriza os órgãos federais a estabelecer procedimentos que considerarem necessários para o uso “seguro” e “adequado” de mídias sociais por parte de seus servidores e prestadores de serviços. Além disso, determina que deverão ser buscadas alternativas que permitam o rastreamento dos responsáveis pela publicação de conteúdos nas contas institucionais do governo.

Se for cumprida à risca, a instrução normativa poderá representar um duro golpe no chamado “Gabinete do Ódio”, um grupo de servidores lotados no Palácio do Planalto acusado de disseminar fake news e de atacar adversários desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Segundo as denúncias que chegaram à CPI das Fake News, essa milícia digital seria coordenada pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e teria operado do terceiro andar do palácio, o mesmo no qual despacha do presidente da República.

A instrução normativa também proíbe a disseminação de mensagens com conteúdo inapropriado “sexualmente sugestivo” e obsceno. Proíbe ainda que servidores públicos divulguem mensagens em redes sociais que infrinjam as leis de propriedade intelectual e as de privacidade. Determina também que os servidores públicos, ao receberem material inapropriado por meio de perfis institucionais do governo em mídias sociais, comuniquem o fato ao respectivo administrador do perfil institucional, para que tome as providências.

Outra novidade é que os perfis institucionais mantidos em mídias sociais pelo governo federal deverão ser administrados e gerenciados por equipes compostas por militares, servidores efetivos ou empregados públicos. Os administradores de perfis institucionais em mídias sociais deverão remover, tão logo tomem conhecimento, postagens que atentem contra a segurança da informação e elaborar relatórios mensais para os gestores. A instrução normativa entra em vigor na próxima segunda-feira.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf