Argentinos são tão lulistas quanto os brasileiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Cotrim/Opera Mundi

Milhares de pessoas ocuparam a praça de Maio, na sexta-feira (10/12), em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino, para comemorar os 38 anos da retomada da democracia no país, após a ditadura civil-militar, além do dia dos direitos humanos. Mas, nas ruas, o desejo das pessoas presentes era o de ver a grande estrela do evento: o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estou aqui por Lula. Ele é rei. Só Lula é capaz de acabar com as fronteiras na América Latina de novo”, disse Anselmo Garcia, boliviano de 60 anos, que vive em Buenos Aires há 40 e estava presente no ato com a bandeira de seu país de origem, gritando contra o FMI. A Argentina adquiriu sua maior dívida junto ao Fundo Monetário Internacional – cerca de 45 bilhões de dólares – durante o governo de Maurício Macri (2015-2019).

Já o aposentado Oscar Zurano, de 71 anos, um peronista convicto, disse acreditar que apenas com a esquerda unida a América Latina poderá ser uma grande potência. “A direita tem crescido e precisamos combatê-la, fortalecer e conversar com a juventude. Lula é uma grande referência e eu tenho certeza que sua presença é uma injeção de ânimo em todos nós argentinos”.

“Eu estou aqui pela democracia, por Lula e por toda a América Latina. Me preocupa ver tantos jovens se identificando com a direita. Minha presença no ato é também por isso, para mostrar que a juventude está com Lula, Alberto e Cristina”, destacou Evelin San Martin, de 22 anos. E acrescentou: “É o meu primeiro ato. Desculpa não poder dizer muito, é que estou muito emocionada e à flor da pele”, expressou a jovem, que segurava uma bandeira do Movimento LGBTQA+.

Segundo os organizadores, o evento contou com 250 mil pessoas na praça de Maio, entre crianças, famílias, jovens e também aposentados. Bandeiras do Brasil, de movimentos sociais, sindicatos e faixas que diziam “Fora Bolsonaro” e “Lula presidente” estavam presentes no ato.

A Festa pela Democracia, como o evento foi chamado pelo governo argentino, começou nas ruas por volta das 15h, com muito choripan (pão com linguiça, clássica comida de rua argentina), fernent (bebida local) e música. No palco, bandas locais e uma única banda brasileira, Francisco, El hombre.

Paralelamente, dentro da Casa Rosada, Lula recebia o prêmio Azucena Villaflor, ao lado do presidente argentino Alberto Fernandez, da vice Cristina Kirchner, do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica e uma representante do Movimento das Avós da Praça de Maio, histórico movimento que luta por memória e justiça dos crimes da ditadura argentina.

O prêmio, instituído em 2003 pelo então presidente Néstor Kirchner, tem como o objetivo reconhecer cidadãos ou entidades de destaque por sua carreira cívica em defesa dos direitos humanos. A premiação leva o nome de uma das fundadoras do movimento das Mães da Praça de Maio e, também, uma das vítimas do terrorismo de Estado durante a ditadura na Argentina.

A premiação foi protocolar. Mas, ao ser anunciado no palco, a multidão foi à loucura. Em bom portunhol, cantava: “Olê-Olê-Olê- Olá…Lu-la…Lula”, fazendo referência ao clássico cântico petista do final dos anos 1980.

Lula, o segundo a discursar, falou por cerca de dez minutos, mas antes explicou que se expressaria “despacito” (devagar), num tom bem humorado, para que todos o pudessem entender. O petista ressaltou a necessidade de combater a pobreza, a desigualdade social e fazer a região voltar a crescer.

“Tive a felicidade de governar o Brasil no período que Néstor e Cristina governaram a Argentina. No período que o nosso índio, Evo Morales era presidente da Bolívia”. O ex-presidente brasileiro também fez referência aos governos de Rafael Correa, no Equador, Hugo Chávez, na Venezuela, de Michele Bachelet, no Chile, e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que também esteve no palco com Lula durante a celebração.

No palco, o petista expressou sua afinidade com a esquerda latino-americana e com os presidentes que governaram os países da região no mesmo período que ele, chamando-os de “companheiros, progressistas, socialistas e humanistas”.

Em seguida, Lula agradeceu o apoio do presidente argentino Alberto Fernandez no período em que esteve preso. Com a voz embargada, mas firme, o petista se emocionou ao falar do companheiro argentino. “Quero agradecer ao meu amigo Fernández, que foi me visitar na cadeia quando ele ainda nem era presidente da Argentina. Quero agradecer o seu apoio incondicional. Eu nunca vou me esquecer desse gesto, meu amigo. Você pode contar comigo para o que você precisar”, disse, sob aplausos.

Opera Mundi 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf