Assembleia de Deus se aproxima do PT de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Presidência da República

Na disputa pelo apoio de lideranças evangélicas na eleição do ano que vem, a esquerda enxerga um caminho em uma das mais relevantes alas da Assembleia de Deus: o Ministério de Madureira, comandado pelo bispo Manoel Ferreira, e que ainda hoje, publicamente, se diz alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

São dois os movimentos recentes de Ferreira que indicam a abertura de diálogo com a oposição ao Planalto: em setembro, o bispo esteve com o ex-presidente Lula no sítio do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano, hoje o mais influente petista no cenário fluminense.

Três meses depois do encontro que Ferreira jurou ser apenas de cortesia, um novo gesto. Há duas semanas, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do Rio, foi recebido por centenas de bispos e pastores em culto do Ministério de Madureira no Rio. Freixo conseguiu ser recebido em Madureira graças a Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de Samuel Ferreira, filho do bispo Manoel.

Samuel Ferreira ficou vinculado aos governos do PT após seu nome aparecer em dois momentos da Operação Lava-Jato: tornou-se investigado por suspeita de ceder uma conta bancária da igreja para o ex-deputado Eduardo Cunha receber subornos de contratos na Petrobras; e foi citado na delação premiada da JBS como beneficiário de repasses irregulares para o ex-ministro Antonio Palocci. Em ambos os casos, o filho do bispo Manoel Ferreira nega ter participado de atos ilegais.

Samuel Ferreira é o grande nome por trás do mandato do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Além de defender as pautas governistas, Cezinha esteve em motociatas e até mesmo no ato do 7 de setembro de Bolsonaro em São Paulo, quando o presidente desferiu ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Crise na bancada
Cezinha está no epicentro de uma crise que envolve duas alas da Assembleia de Deus, o seu Ministério de Madureira e a Vitória em Cristo, liderada pelo pastor Silas Malafaia, o líder evangélico mais próximo a Bolsonaro. No início do ano, Cezinha foi eleito para comandar a bancada evangélica após um acordo com o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM), ligado a Malafaia — um presidiria o grupo em 2021, e o outro, em 2022. Cezinha, contudo, quer ficar mais um ano no posto, e Samuel Ferreira já deixou a intenção clara no culto que celebrou a ida do ministro André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Malafaia tem levado a Bolsonaro informações sobre as articulações do Ministério de Madureira com Lula e Freixo, embora ainda não tenha se manifestado publicamente a respeito do tema. O que o líder da Vitória em Cristo fez recentemente foi brigar em público com Cezinha de Madureira sobre dois projetos em tramitação no Congresso: o da liberação dos jogos de azar e o que isenta as igrejas da cobrança de IPTU nos imóveis que aluga. Malafaia acusou o deputado de fazer um acordo condicionando a aprovação de um projeto ao outro sem que houvesse entendimento com as lideranças evangélicas.

Entre 2019 e 2020, a disputa por poder dentro da Assembleia de Deus esteve pacificada. No biênio, tanto Sóstenes quanto Cezinha retiraram suas candidaturas pelo comando da Frente Parlamentar para eleger por aclamação o pastor Silas Câmara (Republicanos), representante da Assembleia de Deus em Belém, a mais relevante denominação da região norte do país.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf