BC preve estagflação para 2021 e 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O Banco Central reduziu as previsões de crescimento da economia brasileira neste ano e em 2022. Os números constam do relatório de inflação do quarto trimestre, divulgado nesta quinta-feira (16).

As previsões revisadas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passam a ser as seguintes:

PIB em 2021: caiu de 4,7% para 4,4%;

PIB em 2022: caiu de 2,1% para 1%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

No ano passado, o PIB registrou queda de 4,1%. Entretanto, em 2021, o crescimento econômico tem sido freado pelo aumento da inflação e da taxa básica de juros, que atingiu 9,25% ao ano — o maior patamar em mais de quatro anos.

De acordo com o Banco Central, o PIB do terceiro trimestre, negativo e que trouxe de volta a recessão técnica, e alguns dos principais indicadores de atividade apresentaram resultados piores do que os esperados no último relatório de inflação (divulgado em setembro).

“Os indicadores de confiança de empresários e consumidores, particularmente relevantes para entender a atividade ao longo do trimestre corrente, recuaram nos últimos meses. Dessa forma, o resultado abaixo do esperado no terceiro trimestre e a piora nos prognósticos para o quarto reduzem a projeção de crescimento para 2021 e o carregamento estatístico para 2022”, afirma o BC.

A previsão do BC para o crescimento da economia em 2022, apesar de ter sido revisada para baixo, ainda está acima da estimativa feita pelos analistas do mercado financeiro.

Na semana passada, os economistas reduziram a expectativa de alta do PIB de 0,51% para 0,50%. Para este ano, a previsão é de alta de 4,65%.

Entretanto, a expectativa do BC para o próximo ano está abaixo da previsão divulgada pelo governo, feita pelo Ministério da Economia em novembro. Para a pasta, o PIB registrará crescimento de 2,1% em 2022.

Conforme o Banco Central, “surpresas negativas” em dados recentemente divulgados e o aumento do chamado “risco fiscal” pioram as previsões para a evolução da atividade econômica no próximo ano.

A instituição citou também que os “recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal”, com a mudança promovida pela PEC dos Precatórios já impactam as condições financeiras atuais e, consequentemente, “a atividade econômica corrente e futura”.

Além do aumento de juros, o BC citou, também, a perspectiva de que limitações na disponibilidade de insumos em determinadas cadeias produtivas perdurem por mais tempo do que se esperava anteriormente.

Em sentido oposto, porém, o BC avaliou que outros fatores devem contribuir positivamente para PIB. Entre eles, dois se destacam:

o arrefecimento da pandemia observado até o momento e a volta da mobilidade e das interações sociais devem continuar beneficiando atividades do setor de serviços;

perspectivas favoráveis para a agropecuária, com expectativa de altas expressivas na produção agrícola, em especial daqueles produtos mais severamente afetados por problemas climáticos em 2021.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf