Biografia de Lula aproxima Alckmin do MST

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DANIEL TEIXEIRA / ESTADÃO CONTEÚDO

Quando estavam no governo federal, os petistas demonizavam os tucanos, mas na biografia de Lula, já nas livrarias, não passam desapercebidos às citações aos caciques do PSDB. Especulações dão conta que Lula, para se aproximar do centro e ganhar mais musculatura nas eleições de 2022, poderia contar com o tucano Geraldo Alckmin na chapa.

Logo nas primeiras páginas, ao tratar da prisão de Lula, em São Paulo, Fernando Morais cita o então governador de São Paulo, do PSDB. A concessão não parece gratuita.

Fernando Morais conta que Guilherme Boulos, líder do MTST e dirigente do Psol, acabra de chegar do Nordeste e ao pousar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, foi orientado a ir para a região do ABC.

“Era mesmo a região do ABC o destino de Boulos ao pousar em São Paulo. Ele já estava atrasado para uma assembleia convocada para aquela tarde pela ocupação Povo Sem Medo, do MTST, um mega acampamento de 60 mil metros quadrados instalado em frente à fábrica da Scania, em São Bernardo, no qual 8 mil famílias desabrigadas viveram por seis meses sob barracas de náilon”, informa.
“A assembleia daquela quinta-feira era festiva e destinada a organizae a vitoriosa desmobilização dos acampados, que deixavam o local: em troca da desocupação do terreno, de propriedade de uma construtora, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), assinara com Boulos um protocolo se comprometendo a construir e entregar 2400 unidades habitacionais para os sem-teto instalados no acampamento”

Além deste episódio com Alckmin, quando mais a frente fala da criação do movimento sindical no ABC, o autor volta a citar os tucanos, mostrando que o ex-presidente FHC foi eleito senador com a ajuda de Lula, que até então afirmava odiar política e políticos.

Na obra, o autor conta ainda que, no dia da prisão, o plano de Lula era ir para o sindicato do ABC e participar de um churrasco, conforme estava negociando com Moises Sellerges, diretor do sindicato dos metalúrgicos.

Morais revela ainda que, em segredo, Lula chamou o auxiliar pessoal Marcola e pede que ele viaje para Curitiba, para onde ele seria levado depois de ter sido preso em São Paulo. O funcionário do Instituto Lula foi o primeiro a saber do destino do ex-presidente, enquanto o PT e o ex-presidente mantinham suspense, no cerco ao sindicato dos metalúrgicos, em abril de 2018.

JC

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf