Bolsonaro esbofeteia mulheres com funk misógino

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cena rodou o país: bem relaxado e feliz, em uma lancha no interior de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro dança funk com alguns apoiadores. Já seria grave o presidente estar rindo e festejando no momento em que mais de 618 mil pessoas morreram de coronavírus e quase 20 milhões de brasileiros estão passando fome. Mas é pior, muito pior.

Ao cantar o tal funk com empolgação e fazendo mímica, Bolsonaro está, de novo, rindo da cara das mulheres e as ofendendo. Isso porque a música é um hino de ódio contra a esquerda e as mulheres. Alguns “versos” de “Proibidão do Bolsonaro”, de Tales Volpi (o MC Reaça), dizem o seguinte: “Bolsonaro casou com a Cinderela, enquanto as de esquerda têm mais pelo que cadela”. Nesse momento do vídeo, empolgado, o presidente aponta para debaixo do braço, rindo das tais feministas que teriam mais pelo do que um cachorro. Sim, o presidente chamou mulheres de cadelas.

O resto do “proibidão” diz que feministas comem ração na tigela. E ofende mulheres como Maria do Rosário, Jandira Feghali e Luciana Genro.

O hino de ódio às mulheres (e também à “esquerda” e aos homossexuais) é a mensagem de Natal que Bolsonaro manda para seus apoiadores. Não deixa de ser coerente com quem sempre teve a misoginia como pauta, mas é assustador.

MC foi acusado de agredir mulheres
Além do extremo mal gosto, essa mensagem é perigosa, já que os índices de violência contra mulheres no país são muito preocupantes.

Nos primeiros seis meses deste ano, 666 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. Segundo especialistas, a violência contra a mulher é uma epidemia no país.

Não por acaso, o próprio autor da música cantada por Bolsonaro foi apontado como um agressor de mulheres. O MC cometeu possível suicídio em 2019, após ser acusado de espancar sua namorada, que precisou ficar internada em estado grave.

Na ocasião, a morte do cantor foi lamentada pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Sim, o presidente não lamenta os crimes contra mulheres, mas a morte de um agressor, sim.

A família Bolsonaro parece realmente gostar do trabalho do MC. Filhos do presidente já compartilharam suas músicas em redes sociais.

Eles parecem se identificar com as paródias feitas pelo MC, que, em seus vídeos, usava um visual agressivo, cheio de símbolos de violência, semelhantes à estética neonazista. Sua carreira consistiu em músicas de ódio contra a esquerda e jornalistas. Em uma delas, ele canta: “Sou jornalista, e dou o furo”. Bolsonaro, para quem não lembra, já ofendeu a jornalista Patricia Campos Mello falando que ela “queria dar o furo”.

É, faz até sentido que o presidente goste desse tipo de música. Mas esse ataque às mulheres e o discurso de ódio não podem, de jeito nenhum, serem normalizados. Não merecíamos essa mensagem de Natal.

Uol

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf