Bolsonaro fará monumento para policiais mortos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Parte da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, os agentes de segurança pública podem ganhar uma homenagem na parte central de Brasília, atrás da Praça dos Três Poderes. O governo federal planeja construir no local um memorial para agentes públicos que morreram em serviço, com destaque para policiais. Batizado de “Memorial Heróis do Brasil”, o monumento já tem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ser construído.

De acordo com o projeto, a ideia é construir uma base de concreto, onde ficariam placas com nomes dos homenageados. Na extremidade dessa base, seria construída uma escultura com a silhueta de “um agente público de segurança”, que prestaria continência virado para a bandeira do Brasil que fica hasteada na Praça dos Três Poderes.

O objetivo é realizar uma “permanente homenagem aos agentes públicos falecidos em serviço, sobretudo em ações de segurança pública no país”, com a premissa de ser um “elemento arquitetônico de baixo impacto visual e significativo valor simbólico”. O monumento ficaria ao lado Espaço Oscar Niemeyer e próximo ao Bosque dos Constituintes.

O projeto foi elaborado ao longo de 2019, por um grupo de trabalho interministerial, criado por um decreto de Bolsonaro e integrado por nove pastas. Em dezembro daquele ano, foi solicitada autorização para o Iphan, já que a área é tombada.

O instituto autorizou a construção, após avaliar que “a proposta de intervenção se insere de forma discreta, se integra à paisagem e não perturba a ambiência e visibilidade dos bens em seu entorno” e que a mantém a “característica cívica e simbólica do local”. O instituto recomendou somente não “eliminar vegetação existente, de forma a manter a característica de bosque público”.

Entretanto, a projeto ficou parado durante dois anos — justamente o prazo que o Iphan havia dado para a pedra fundamental ser construída. No mês passado, a Presidência solicitou ao Iphan a prorrogação do prazo por seis meses, pedido que foi concedido, desde que o projeto não seja alterado, o que demandaria uma nova autorização.

Procurada, a Casa Civil da Presidência informou que “as discussões sobre o projeto do Memorial Heróis do Brasil estão sendo retomadas pela Casa Civil” e que “no momento, ainda não é possível estimar uma data de finalização, bem como o custo total do projeto”.

Desde o início do mandato, Bolsonaro já fez diversos gestos para agentes de segurança, incluindo para os que morreram em serviço. Em dezembro do ano passado, por exemplo, durante viagem de fim de ano para a Baixada Santista, o presidente compareceu ao enterro de um policial militar que morreu afogado ao salvar crianças que se afogavam no mar de Itanhaém (SP).

Também no ano passado, ele participou de uma cerimônia no Ministério da Justiça em homenagem a um soldado do Exército que morreu durante um patrulhamento no Rio Paraná e foi ao Rio de Janeiro para participar do velório de um soldado paraquedista que morreu em um acidente.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf