Bolsonaro mentiu sobre causa da doença de Hélio Negão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Melo/Metrópoles

O deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), popularmente conhecido como “irmão do Bolsonaro”, se pronunciou nesta segunda-feira (13/12) sobre o atual estado de saúde. O parlamentar sofreu uma embolia na última sexta-feira (10/12) e ainda se encontra internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília.

Em uma publicação no Twitter, o deputado diz que está melhor, sem dor e se recuperando. “Obrigado pela corrente positiva, pelas orações e rezas, vocês são maravilhosos”, diz Hélio.

A reportagem entrou em contato com o parlamentar. Quando foi questionado sobre a possível causa da enfermidade, desligou o telefone. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.

No sábado (11/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a dizer que a embolia teria sido provocada pela vacina contra a Covid-19.

“O deputado Hélio Lopes está no hospital, por embolia. Parece que é efeito colateral da vacina, vamos aguardar a conclusão. Um médico meu, semana passada, estava abalado, que uma irmã dele tomou [a vacina] e estava com trombose também”, disse Bolsonaro.

Vacina não causa embolia
Apesar de o presidente tentar relacionar os imunizantes contra a Covid-19 com as embolias, estudos científicos atestaram que a chance de uma pessoa contaminada pelo coronavírus ter embolia é muito maior que uma que se vacinou.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, o risco de ocorrer trombose venosa cerebral (CVT, no acrônimo em inglês) em pessoas com Covid-19 é consideravelmente maior do que nas que receberam vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como os imunizantes da Pfizer, da Moderna e da Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Embora a magnitude não possa ser quantificada com certeza, o risco após a Covid-19 é aproximadamente de 8 a 10 vezes o relatado para as vacinas, e cerca de 100 vezes maior em comparação com a taxa da população. O aumento do índice de CVT com a Covid-19 é notável, sendo muito mais marcante do que os riscos aumentados para outras formas de acidente vascular cerebral e hemorragia cerebral”, diz o estudo. “Os dados de trombose da veia porta (PVT) destacam que a Covid-19 está associada a eventos trombóticos que não se limitam à vasculatura cerebral”.

Depois de levantar a suspeita, no sábado (11/12), Bolsonaro ainda voltou a minimizar a efetividade do imunizante, dando a entender que o fato de uma pessoa imunizada ainda poder contrair e transmitir o vírus se iguala aos riscos de contágio e disseminação dos que não tomaram.

Os dados, contudo, são claros: quem é vacinado tem risco muito mais baixo de ser infectado, ter caso grave e transmitir. “Se contrai ou transmite, não tem mais ou menos, transmite!”, declarou Bolsonaro, exaltado.

Estudos científicos da Agência Francesa do Medicamento e do Seguro Nacional de Saúde já comprovaram que as vacinas reduzem o risco de morte pela Covid-19 , em até 90% das pessoas com mais de 50 anos.

Pesquisadores das renomadas universidades de Harvard, Yale e Columbia também atestaram que, mesmo contraindo a doença, os vacinados transmitem o vírus por menos tempo e com menos intensidade que não vacinados.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf