Briga entre Rui Costa e Bolsonaro mantém histórico com governadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A tragédia causada pelas fortes chuvas no interior da Bahia e a ações necessárias de reconstrução dos municípios afetados voltaram a expor as divergências entre as gestões estaduais e o governo federal em momentos de divisão de responsabilidades entre os entes da Federação. Ontem, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou o presidente Jair Bolsonaro, que passa férias em Santa Catarina. Sem citar nominalmente o chefe do Executivo federal, Costa disse que “governar é cuidar de gente” e que “não há como fazer isso longe das pessoas”.

Em meio aos trabalhos para resgatar sobreviventes e desabrigados por causa dos temporais na Bahia, Rui Costa reclamou ainda da liberação de R$ 80 milhões do governo federal para as ações de reconstrução. “Com R $ 80 milhões não dá para recuperar da Bahia, pelo estrago que tem. Tem vários rompimentos”, disse ele ao lado de ministros de Bolsonaro.

As discordâncias e crises entre governadores e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se arrastam desde o início do mandato em temas que vão desde a vacinação contra a Covid-19 ao preço da gasolina.

Bolsonaro tem sido criticado por aproveitar férias em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, enquanto autoridades baianas já somam 21 mortes e ao menos 471 mil pessoas afetadas. No início de dezembro, quando as chuvas já causavam estragos, o presidente sobrevoou as cidades mais afetadas e usou a tragédia para atacar o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Em resposta, Costa rebateu Bolsonaro: “Não tenho tempo para politicagem barata”.

Os desentendimentos se acirraram com a crise do novo coronavírus, que escancarou a falta de sintonia entre o governo Bolsonaro e governadores do país. O início do ano foi marcado por troca de acusações públicas entre o presidente e o então chefe do Executivo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Irritado com medidas restritivas impostas por governadores, como o fechamento de fronteiras interestaduais, Bolsonaro acusou os antigos aliados de usurpar suas competências, tese rechaçada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu pela concorrência entre os entes no tema.

Além de ex-aliados, Bolsonaro focou críticas contra governadores de oposição. Em abril, criticou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) por, segundo ele, mal uso de verbas da União destinadas ao Estado. O presidente argumenta que o governo federal enviou dinheiro para os estados e que os chefes estaduais desviaram os recursos.

O presidente teceu inúmeras críticas contra Doria e a produção da CoronaVac, as medidas de isolamento social e, mais recentemente, a exigência do passaporte vacinal para entrada em ambientes públicos e privados.

Outro tema que gerou críticas de Bolsonaro e uma tentativa de construção de narrativa contra os estados foram os aumentos sucessivos no preço da gasolina e do diesel. O presidente e seus aliados atribuem ao ICMS, imposto cobrado pelos estados, como o responsável pelo aumento no preço dos combustíveis.

Os chefes dos Executivos estaduais rebateram. Em uma carta assinada por 20 governadores, eles desmentem as acusações do presidente e afirmam que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, “embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”.

A carta crítica a Bolsonaro foi assinada por governadores de diferentes partidos, como: Flávio Dino (PSB-MA), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Comentário homofóbico
As definições para a campanha eleitoral do ano que vem aumentaram o clima de disputa entre Bolsonaro e os governadores. Em mais um ataque, o presidente apontou para um salame e disse que seria “do governador” do Estado, Eduardo Leite (PSDB), durante visita a uma feira agropecuária no Rio Grande do Sul. O comentário foi feito menos de um mês após Leite expor sua sexualidade e em meio aos preparativos das prévias do partido.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf