Ciro cai na armadilha de Moro e confirma que iria atacá-lo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, rebateu o também postulante ao cargo pelo Podemos, Sergio Moro, que disse não querer participar de um debate com o pedetista. “Ele não quer debater comigo por isso, porque eu vou dizer que ele é um corrupto”, disse Ciro, que também chamou Moro de “estepe do facismo”, “bandidão despreparado” e “canalha rematado”.

A declaração veio um dia após o ex-juiz federal afirmar, em entrevista ao canal MyNews, que só aceitaria debater com o pré-candidato do PDT caso ele mudasse a sua “postura ofensiva e agressiva”. Na última semana, Ciro desafiou Moro para um debate em suas redes sociais.

— O Ciro, primeiro, precisa largar essa postura ofensiva e agressiva para dialogar. […] Se for entrar em um diálogo com alguém que começa ofendendo, como ele tem feito, daí não é debate. Não agrega em nada — disse Moro.

No dia seguinte à entrevista, em uma edição da sua série de lives no Youtube na terça-feira, Ciro rebateu a afirmação do ex-juiz e teceu duras críticas a Moro e à atuação dele na Lava-jato e como ministro do presidente Jair Bolsonaro.

— Ele não quer debater comigo por isso, porque eu vou dizer que ele é um corrupto. E, se ele acha que eu estou sendo agressivo, ele na verdade é um corrupto mentiroso. Porque ele, querendo aparecer, está puxando o Bolsonaro para debater. Ora, se eu sou agressivo, o Bolsonaro é o que? Francamente, o Sergio Moro mesmo é isso, esse bandidão despreparado, é um canalha rematado, eu não tenho a menor dúvida — disse o ex-governador do Ceará.

Ciro afirmou ainda que “o estepe do facismo, vamos dizer, o pneu sobressalente desse facismo bandido brasileiro chama-se Sergio Moro” e questionou a atuação do ex-juiz quando condenou o ex-presidente Lula, em 2017. Posteriormente, a condenação foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou Moro parcial no julgamento do caso do triplex e que o ex-juiz não era competente para julgar os processos de Lula.

— Existe alguma dúvida de que o Sergio Moro é também, a um só tempo, um arbitrário juiz, um politiqueiro que usou a toga, um corrupto […]? Porque um camarada que, com a toga no ombro, aceita uma promessa de vantagem indevida, que é um cargo vitalício no Supremo, para ser ministro de um político que vai ser eleito porque ele cassou os direitos políticos do outro político (em referência a Lula). Eu não tenho nenhuma dúvida de que é um corrupto — disse Ciro.

Sobre a Lava-jato, o pedetista também afirmou que o responsável por “enterrar” a operação, nos aspectos eventualmente positivos que ela teria”, foi o próprio Sergio Moro quando “arbitrariamente fez o que fez”.

A troca de críticas entre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto acontece no momento em que ambos aparecem tecnicamente empatados em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, pela margem de erro de dois pontos percentuais. De acordo com o último Datafolha, Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de voto, enquanto Sergio Moro (Podemos) acumula 9%. Ambos buscam representar uma chamada candidatura de terceira via para se opor ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Lula (PT), que hoje lideram a corrida eleitoral, respectivamente, 22% e 48% das intenções de voto.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf