Condenados pela boate Kiss são criticados por pedirem habeas-corpus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Renan Mattos / Futura Press

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) demonstrou apoio à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, mandando prender os quatro condenados pelas 242 mortes ocorridas em 2013 na boate Kiss. O grupo também disse que “causa perplexidade” a estratégia da defesa em rediscutir o tipo de crime pelo qual eles foram responsabilizados.

“Entendemos que a decisão do Ministro Fux é uma importante mensagem de que a sentença do júri precisa ser cumprida. Os responsáveis pelas graves violações de direitos humanos no Brasil precisam responder por seus atos. Para que as famílias das 242 vítimas fatais e dos 636 sobreviventes da tragédia da boate Kiss tenham ao menos a dor da injustiça aplacada e para que outras famílias não precisem chorar a morte dos seus filhos. Para que tragédias como a da boate Kiss nunca mais se repitam”, diz trecho da nota divulgada nesta quinta-feira.

Os quatro foram condenados pelo tribunal do júri. O juiz Orlando Faccini Neto determinou o início imediato da execução das penas, mas um habeas corpus preventivo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) impediu que eles fossem presos. O Ministério Público gaúcho recorreu ao STF, e Fux mandou suspender a decisão do TJRS, destacando que a Constituição garante “a soberania dos veredictos” do tribunal do júri. Assim, deve prevalecer o que foi decidido, “com a imediata execução de condenação”.

Posteriormente, como o TJRS voltaria a analisar o tema, o que poderia levar à liberdade dos condenados, o Ministério Público pediu novamente que Fux garantisse a execução das penas. Assim, o presidente do STF deu nova decisão, deixando expresso que o tribunal gaúcho não poderia soltá-los.

Na nota divulgada nesta quinta-feira, a AVTSM também criticou a defesa dos condenados: “Causa perplexidade que, passado o júri, as defesas dos réus incentivem na sociedade uma discussão sobre a condenação por dolo eventual. Isso porque as defesas tiveram todas as oportunidades de discutir essa questão antes do julgamento, no juízo de Santa Maria e nas duas instâncias recursais em que o tema foi debatido, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Superior Tribunal de Justiça. A questão da aplicabilidade do dolo eventual no caso Kiss foi debatida e vencida antes do júri, com decisão e determinação do STJ de que era cabível ao caso.”

O dolo eventual é aplicado quando se entende que o réu não tinha intenção de causar a morte, mas tomou atitudes em que assumiu o risco de que isso ocorresse. Se o entendimento fosse o de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, o caso não seria julgado pelo tribunal do júri, mas apenas por um juiz.

Elissandro Spohr, o Kiko, um dos sócios da boate, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão. Mauro Hoffmann, outro sócio, a 19 anos e seis meses. Os dois integrantes da banda que se apresentava no dia do incêndio, Marcelo dos Santos e Luciano Bonilha, a 18 anos cada um – eles usaram um artefato que causou o início do fogo.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf