Conservadores ingleses colhem derrotas em série

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

O Partido Conservador, do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, sofreu uma dura derrota em uma eleição regional circunscrição rural de North Shropshire. Pela primeira vez em quase 200 anos a cadeira correspondente à cidade no Parlamento não será ocupada por um conservador após a vitória da candidata do Partido Liberal-Democrata.

A eleição em North Shropshire, realizada na quinta-feira 16, foi considerada uma espécie de votação sobre o desempenho de Johnson. Seu governo passou por uma série de escândalos recentes e o premiê e o Partido Conservador tiveram quedas de popularidade nas pesquisas de opinião pública.

A região tem 80.000 eleitores. A candidata liberal-democrata Helen Morgan recebeu 47% dos votos e foi declarada vencedora nesta sexta-feira, 17. Morgan afirmou que os eleitores enviaram uma mensagem “alta e clara” a Johnson de que “o jogo acabou”. “Seu governo, dirigido pelas mentiras e fanfarronices, terá que prestar contas”, disse.

A eleição foi realizada depois que o deputado conservador Owen Paterson, que representava North Shropshire no Parlamento, renunciou por um escândalo de corrupção. Ele foi acusado de ter recebido 100.000 libras para defender os interesses de duas empresas junto ao governo.

Os conservadores haviam vencido todas as eleições anteriores na área essencialmente rural do centro da Inglaterra desde que a zona eleitoral foi criada em sua forma atual em 1983. Parlamentares conservadores dominavam a região há quase dois séculos.

O revés eleitoral não impacta a capacidade de liderar do Partido Conservador, já que a legenda goza de uma maioria extremamente confortável no Parlamento. Ainda assim, reflete a irritação popular.

A guinada brusca acontece no momento em que Johnson enfrenta críticas de várias frentes, inclusive por causa de relatos de que sua equipe realizou festas no Natal passado, quando o país estava em um lockdown para conter a disseminação da Covid-19. O premiê também enfrenta um momento difícil da pandemia, com um tsunami de novos casos causados pela variante Ômicron.

Os diagnósticos de coronavírus dobram a cada dois ou três dias, impulsionados pela nova cepa, que sozinha já é responsável por cerca 200.000 casos diários e de 40% das infecções em Londres.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf