Funcionalismo começa a entrar em greve por todo país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ANFFA Sindical/Divulgação

A promessa de Jair Bolsonaro de conceder reajuste apenas para servidores da área de segurança pública pode se transformar num senhor tiro no pé do presidente da República. Preteridas pelo governo, diversas categorias estão se mobilizando para exigir que também sejam contempladas com aumento salarial. Na noite desta segunda-feira, 27, fiscais agropecuários iniciaram uma operação-tartaruga em portos e aeroportos, o que deverá atrasar a liberação de cargas para exportação e importação. Associações do funcionalismo também cogitam fazer paralisações e, se for necessário, até greve.

O governo reservou 1,7 bilhão de reais no Orçamento da União para conceder reajustes para policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes do sistema penitenciário federal, segmentos que Bolsonaro tenta consolidar como seus eleitores fiéis. O restante do funcionalismo, obviamente, não gostou da iniciativa. “Nunca tivemos esse tipo de situação. Foram elencadas três carreiras que terão reajuste, e outras 300 carreiras ficaram de fora. Ele agracia 35 mil servidores e deixa 1 milhão fora dessa conta”, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Federais Agropecuários, Janus Pablo.

A operação-tartaruga dos fiscais federais foi aprovada por 97% da categoria e deverá afetar todos os portos e aeroportos. Segundo Janus Pablo, o cidadão que embarca em voos não deverá ter sua viagem prejudicada. “Vai afetar todas as áreas que necessitam de certificação para exportação nos portos, aeroportos e portos secos.” Entre os potenciais prejudicados, estão exportadores de carne e frutas.

Nesta quarta-feira, 29, diferentes categorias do serviço público federal se reúnem para discutir a campanha por reajuste salarial, com perspectivas de greves no serviço público. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que reúne mais de 30 associações e sindicatos de servidores, planeja uma paralisação de dois dias para alertar o governo. Entre as categorias típicas de Estado representadas pelo Fonacate estão servidores do Banco Central, CVM, CGU e Tesouro.

Mesmo entre as categorias contempladas com a promessa de reajuste, há descontentamento. O diretor de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Raphael Casotti, alerta que a inflação vai fechar o ano acima de 10%, e a categoria ainda não sabe em que percentuais os salários serão reajustados — nem se haverá reestruturação da carreira, uma reivindicação antiga da categoria. Casotti não acredita que Bolsonaro manterá o mesmo nível de apoio eleitoral entre os policiais, mesmo concedendo um reajuste para cobrir parte das perdas.

“O apoio ao Bolsonaro foi muito grande na eleição de 2018 nas atividades policiais, mas depois as decepções e as frustrações fizeram com que muita gente desembarcasse nesse apoio. Hoje, particularmente, não acredito que o nível de apoio a ele seja o mesmo”, diz Raphael Casotti.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf