General Heleno usa LGPD para sonegar dados via Lei de Acesso à Informação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira – 16.dez.2020/Folhapress

Órgãos do governo federal têm usado a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), em vigor desde 2020, como justificativa para negar pedidos de informação. Quem encabeça a lista de negativas é o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, que barrou 50 pedidos nos últimos dois anos.

O número de respostas negadas que mencionavam a LGPD saltou de 19, em 2019 —quando apareceram pela primeira vez, antes de a lei entrar em vigor— para 178 em 2021. A análise é da Transparência Brasil em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), feita a partir de um universo de pedidos e respostas públicos realizados entre 2015 e 2021.

No caso do GSI, todas as negativas respondem a demandas por registros de entrada e saída em palácios do governo, por agendas de autoridades e registros de reuniões. “É possível inferir que, a partir da entrada em vigor da LGPD, o GSI passou a usá-la como uma camada a mais de restrição, uma espécie de reforço à barreira para acesso a essas informações”, diz o estudo.

O segundo órgão que mais registra negativas com base na LGPD no período é o Ministério da Saúde, com 40 casos. Em um deles, a pasta se recusou a fornecer os números de Covid-19 entre indígenas da etnia Warao, alegando proteção a dados pessoais.

Na sequência, aparecem o Ministério da Economia (26), INSS (24), Incra (19) e o Cnpq (18) —sendo que este último chegou a usar a lei para negar o fornecimento de emails de pesquisadores.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf