Governo de SP abre escritório em Nova Iorque

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Recém-escolhido o candidato do PSDB à Presidência em 2022, João Doria desembarca nesta quarta-feira (1º/12) nos Estados Unidos com uma comitiva de mais de 20 empresários para inauguração do escritório do governo de São Paulo em Nova York.

O evento que já estava previsto desde o início do ano ganhou um novo tom após o resultado das prévias tucanas. Além de fazer a ponte entre as empresas de São Paulo e o mercado norte-americano, Doria aproveitará a viagem para se colocar como candidato e fazer sinalizações ao mercado financeiro brasileiro.

No momento, pesa contra o tucano o fato de o pré-candidato ao governo Sergio Moro ter indicado que terá o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore como principal assessor econômico na campanha.

Presidente do BC entre 1983 e 1985, Pastore é um nome que mais agrada o mercado financeiro no momento. Ele é admirado por ter tido papel efetivo na negociação com banqueiros credores e com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para amenizar a recessão brasileira.

Por outro lado, acompanha o governador na agenda internacional, o secretário de Fazenda Henrique Meirelles. Ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer, Meirelles (PSD) será o coordenador do plano de governo de Doria na área econômica.

Conta a favor do governo paulista a projeção de crescimento do PIB do estado, estimada em 7,1% pela InvestSP, enquanto a expectativa nacional é de 4,6%.

Em Nova York, o governador terá agenda com o prefeito eleito de Nova York Eric Adams e com o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, além de encontros com executivos do Bank of America, do Goldman Sachs, JP Morgan e do Banco Itaú.

Participam da viagem executivos de organizações como a Cacau Show, Agrimpex, Fazenda Bahia, Sinditêxtil-SP, Itaipu, Instituto Butantan e Sabesp.

Internacionalização
O escritório, que será inaugurado oficialmente na quinta-feira (2/12), tem objetivo de estreitar as relações comerciais entre empresas brasileiras e internacionais sediadas nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

No comando da nova unidade está o advogado e especialista em direito econômico Maurício Abadi. Antes de assumir a nova posição, Abadi foi vice-presidente do Morgan Stanley e vice-presidente executivo do Banco Safra.

“A base no maior centro financeiro do mundo atuará na atração de mais investimentos para o estado e no apoio à internacionalização das empresas paulistas”, diz comunicado entregue aos empresários que participam da missão.

Esta é a quarta representação do governo com foco em negócios em território estrangeiro. Em julho deste ano, o governador inaugurou um escritório em Munique, na Alemanha. Há ainda uma unidade em Dubai, nos Emirados Árabes, e outra em Xangai, na China.

A unidade na China foi a principal responsável por conduzir parte das negociações entre o Instituto Butantan e a Sinovac que possibilitaram a parceria na produção da Coronavac.

Os escritórios ficam sob comando da agência InvesteSP, ligada ao governo do estado, mas que também conta com recursos de empresas associadas.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf