Governo dos EUA age rápido contra variante Ômicron

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Drew Angerer/Getty Images

Um dia depois do presidente Joe Biden anunciar uma nova estratégia para combater o aumento de casos de coronavírus, potencializados pela variante ômicron, a Casa Branca declarou que vai aumentar as compras de medicamentos contra a Covid-19. “Deixe-me reiterar o que disse o presidente: não é março de 2020”, disse Jeffrey D. Zients, coordenador de resposta ao coronavírus da Casa Branca, referindo-se ao início da pandemia. “Temos mais ferramentas do que nunca para proteger as pessoas: vacinações, reforços, testes e tratamentos. ”

Zients afirmou que o governo dobraria seu suprimento de sotrovimab, tratamento com anticorpo monoclonal feito pela GlaxoSmithKline e Vir Biotechnology para os casos de ômicron. Mas o medicamento, que visa prevenir que pacientes de alto risco desenvolvam doenças graves, tem fornecimento muito limitado.

Médicos de hospitais em Houston, Chicago, Washington e Nova Yotk disseram que pararam de prescrever os anticorpos monoclonais produzidos pela Eli Lilly e Regeneron porque não eram eficazes contra a nova cepa do coronavírus.

Marcus Plescia, diretor médico da Associação de Oficiais de Saúde Territoriais e Estaduais, disse que havia preocupação em todo o país sobre a rapidez com que o avanço da ômicron esgotou as ferramentas usadas para combater o coronavírus. “Pessoas mais ricas e mais conectadas vão tirar proveito dessa oferta limitada. Pessoas de baixa renda não vão ter acesso. Disparidades serão ainda mais pronunciadas”, afirmou o especialista.

A Casa Branca afirmou, porém, que está “se preparando para comprar mais remédios nos próximos três meses”, incluindo meio milhão de doses de um fármaco da AstraZeneca, recém-liberado pela Food and Drug Administration (FDA) e que pode funcionar contra a nova variante. “Esse é autorizado para a prevenção de Covid-19 em americanos com sistema imunológico enfraquecido que não foram adequadamente protegidos por vacinas”, disse Zients.

Na quarta-feira, a FDA também autorizou o uso emergencial do Paxlovid, pílulas antivirais da Pfizer, destinadas às pessoas com alto risco de desenvolvimento de doença grave. O produto similar da Merck – MSD no Brasil –, conhecido como molnupiravir, também deve ser liberado em breve.

Atualmente, a ômicron responde por cerca de três quartos de todos os novos casos nos Estados Unidos. Muitos deles em pessoas vacinadas, que tendem a apresentar sintomas leves. “Se está se perguntando como se manter saudável e proteger seus entes queridos neste inverno, por favor, vacine-se e receba reforços. Use uma máscara em ambientes internos públicos e faça um teste de Covid-19 antes de se reunir com outras pessoas ”, disse Rochelle P. Walensky, diretora dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf