Governo tenta explicar entrada do país em recessão técnica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Borges/NurPhoto/Getty Images

Antes mesmo de a Secretaria de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro lançar o “Jornal só Good News”, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia já prestava-se, esporadicamente, a esse papel. Na esteira da divulgação de mais um resultado negativo do Produto Interno Bruto (PIB), desta vez uma queda de 0,1% no terceiro semestre em relação ao imediatamente anterior, a secretaria comandada por Adolfo Sachsida mais uma vez espremeu os dados contidos em um relatório de análise sobre os números.

Depois de elencar a “leve queda”, que levou o país ao quadro de recessão técnica, o relatório exalta o crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, colocando a conta nas costas da crise hídrica — sobre a qual, ressalte-se, pouco fez o Ministério de Minas e Energia. O governo ainda ‘sugere’ que os números sejam lidos sem a participação do agronegócio, uma das principais atividades econômicas do país. “A queda de 8,0% da agropecuária na margem produziu impacto de -0,5% do recuo do PIB”, começa a justificativa. “Se fosse zerada a variação da agropecuária na margem, o PIB cresceria na ordem de 0,3% a 0,4%”, continua, repetindo que é necessário separar a conjuntura climática da leitura da política econômica engendrada pelo governo. Seguindo a mesma linha, para se notar o quanto o argumento é inválido, se excluídos serviços e comércio dos resultados do ano passado (e mantido apenas o agronegócio), talvez o país encerrasse o ano em crescimento.

Em vez de movimentar-se para aplainar os principais fatores de corrosão da economia brasileira, o governo parece fazer o contrário. Na ânsia de abrir espaço fiscal para um necessário Bolsa Família anabolizado em ano eleitoral, o governo preferiu uma solução “fácil” e contraproducente, que só fez aumentar o risco, furando o teto de gastos e aplicando um calote no pagamento de dívidas já tramitadas da União, por meio da PEC dos Precatórios, em apreciação no Senado. O presidente Jair Bolsonaro não ouviu as boas recomendações — essas, sim — de Guedes e Sachsida para a consolidação do programa. Guedes defendia acabar com subsídios e engendrar uma política ampla de desonerações e desindexações, além da aprovação da reforma administrativa, para abrir espaço fiscal, e a aprovação da discutível reforma do Imposto de Renda (IR) para criar uma fonte permanente de recursos e o pagamento de um benefício permanente de 300 reais dentro do teto de gastos. Não resta dúvida da premência de um benefício consolidado, que fomente o consumo e faça a economia girar, mas de forma responsável. Bolsonaro preferiu ouvir a ala política e chutar o balde.

No início do ano, a mesma SPE ignorou a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19 para desenhar as projeções para este ano. A segunda onda, muito mais violenta do que a primeira, fez o número de mortos pela doença multiplicarem-se em 2021 e trouxe impactos para a economia, como a queda do PIB no segundo trimestre.

O governo, parece, não aprendeu. Apesar do controle da doença no país e o avanço da vacinação, o Executivo não pode se dar ao luxo de correr o risco de uma nova grave crise envolvendo o coronavírus, como acontece na Europa. A Casa Civil vem ignorando as recomendações da Anvisa para exigir vacinação dos estrangeiros que venham ao Brasil, sob a ameaça da ainda desconhecida variante Ômicron. Se os dados são incipientes para projetar qualquer impacto em um país com mais de 60% de sua população vacinada com duas doses, como as consequências para o crescimento do país, o momento exige cautela. E responsabilidade.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf