Hastag @BolsonaroVagabundo vence #BolsonaroOrgulhoDoBrasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dieter Gross/iShoot/Agência O Globo

Aliados e apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) reagiram nas redes às críticas que o presidente vem recebendo por sua ausência na Bahia, estado mais afetado pelos temporais. A militância bolsonarista conseguiu levar ao Trending Topics a hashtag #BolsonaroOrgulhoDoBrasil, tag que faz frente à #BolsonaroVagabundo, que desde a manhã de terça-feira vem ganhando força na plataforma. A movimentação, porém, não foi capaz de se sobrepor às críticas, mesmo fazendo uso de bots, conforme apontou o BotSentinel, ferramenta que monitora a ação de robôs nas redes.

Até o início desta manhã, #BolsonaroOrgulhoDoBrasil reunia 55,3 mil publicações, enquanto a hashtag usada para criticar o presidente tinha mais do que o triplo de postagens: 170 mil tuítes. De acordo com BotSentinel, foram identificados ao menos 31 posts a favor da tag bolsonarista feitos por contas inautênticas. A hashtag ficou em sexto lugar no ranking da plataforma que compara os tópicos onde houve mais uso de robôs.

 

A briga de hashtags tem como pano de fundo os temporais que atingem a Bahia, onde 21 pessoas morreram e 471 mil foram afetadas. As enchentes no estado já deixaram 77.092 desabrigados ou desalojados. As fortes chuvas também atingem Minas Gerais, Tocantis, Amazonas, Pará e São Paulo. Apesar da situação de emergência, Bolsonaro continuou em Santa Catarina, onde passa férias de fim de ano. Ao site ND Mais, Bolsonaro disse “esperar não ter que retornar antes” do fim de sua folga.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das mais incisivas bolsonaristas na Câmara, aderiu a hashtag a favor do presidente. A parlamentar compartilhou um vídeo da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que dá orientações a quem foi atingido pelas enchentes na Bahia.

“O governo de Jair Bolsonaro continua mobilizado e trabalhando incansavelmente para atender às vítimas da tragédia na Bahia. A ministra Damares Alves traz orientações às famílias atingidas”, escreveu Zambelli, compartilhando também o link do governo federal para fazer doações ao estado.

 

Damares foi à Bahia junto com outros ministros do governo para acompanhar a situação do estado. A visita deles foi usada como argumento pela militância bolsonarista que subiu a hashtag #BolsonaroOrgulhoDoBrasil.

O ministro Gilson Machado Neto, do Turismo, compartilhou um vídeo em que mostra Rogério Marinho, chefe da pasta de Desenvolvimento Regional, João Roma, da Cidadania, Marcelo Queiroga, da Saúde, e Damares dentro de um carro rodando por um dos municípios baianos afetados pelo temporal.

“Quatro ministros dentro de um carro, no interior da Bahia, indo dar apoio aos desabrigados, mas a Grande Mídia prefere fazer política com a tragédia dos outros. Um jornalismo perverso, cheio de ódio, oportunismo e rancor”, escreveu

 

Do outro lado, mais políticos aderiram à hashtag #BolsonaroVagabundo. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), ironizou dizendo que não entende as críticas ao presidente por ele estar de férias.

“Ele está fazendo a mesma coisa que faz quando não está de férias: NADA #BolsonaroVagabundo”, escreveu.

 

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) endossou às críticas a Bolsonaro. A parlamentar chamou a conduta do presidente de “postura lastimável”.

“A falta de empatia que Bolsonaro demonstra com as vítimas das tragédias provocadas pela chuva na Bahia é revoltante e chocante. Um verdadeiro líder estaria trabalhando para seu povo, a última coisa que deveria pensar era em férias num momento como esse. Postura lastimável”, escreveu.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) também alfinetou Bolsonaro:

“Dinheiro para Orçamento Secreto, para comprar base aliada e evitar o impeachment tem, mas não tem para o socorro às vítimas da tragédia na Bahia. #BolsonaroVagabundo”

 

 

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf