Jornal desmascara fake news contra Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Os tempos mudaram. No passado, o jornal o Estado de SP teria ajudado a divulgar fake news contra Lula. Hoje, ajuda a desmascarar. Confira, abaixo, a matéria

*

É falso que o ex-presidente Lula tenha chamado pessoas pobres de “imbecis” e “ignorantes”. Um vídeo viral nas redes sociais traz um trecho de três segundos de uma entrevista. O corte descontextualizado engana os usuários. Ao ver o vídeo original, é possível entender que o petista acusava outras pessoas de terem essa visão com relação à população de renda baixa. Este conteúdo foi visto pelo menos 18 mil vezes no Facebook.

O trecho tirado de contexto faz parte de uma entrevista de Lula para o podcast Podpah, em 2 de dezembro. Ele defendia que é preciso aumentar a renda da população como medida de combate à fome.

A partir do minuto 39, ele diz ter recebido críticas por ter criado o Bolsa Família. “É a falta de crença no povo pobre”, afirma. “É a falta de respeito com as pessoas pobres. Todo mundo acha que pobre é imbecil, ignorante. E está cheio de gente que acha que a pessoa é pobre porque ela quer.” Em seguida, ele afirma que “o ser humano quer ascender, quer crescer” e que as pessoas buscam melhorar sua condição financeira para poder adquirir bens de consumo.

A entrevista de Lula ao Podpah já foi vista mais de 7,5 milhões de vezes. Como mostrou o Estadão Verifica, outro trecho do mesmo diálogo foi tirado de contexto nas redes sociais para parecer que o ex-presidente mentiu deliberadamente sobre ter fundado o Clube Náutico Capibaribe, de Pernambuco.

Lula, provável candidato do PT à Presidência, é alvo de peças de desinformação em um contexto de disputa política nas redes sociais. Neste ano mostramos que um post exagerava o seu patimônio declarado e que a velocidade de um vídeo foi alterada para parecer que ele estava falando sob o efeito de álcool.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf