Juros e dívidas tiram famílias do consumo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Setton/VEJA

As Estatísticas Monetárias e de Crédito de novembro divulgadas nesta terça-feira, 28, pelo Banco Central, trouxeram dados que reafirmam a baixa expectativa de crescimento do PIB no ano que vem, uma consequência da alta da Selic que já era esperada pelos economistas. Resultado da inflação, do alto custo com gasolina, alimentos e energia elétrica, além da renda mais baixa, a tomada de crédito pelas famílias aumentou 1,9% em novembro e 18,9% em doze meses, atingindo 2,9 trilhões de reais, o que corresponde a 33,4% do PIB.

“A inflação vai corroendo o salário e fica difícil não estourar o orçamento. Com o desemprego em números elevados e as contas aumentando, certamente vamos ver um crescimento na tomada de crédito das famílias e um maior endividamento de uma maneira não saudável”, diz Piter Carvalho economista da Valor Investimentos.

O custo do crédito, por sua vez, cresceu como consequência da alta da Selic, que encerrará 2021 a 9,25%, alta de 7,25 pontos percentuais em relação ao início do ano. Em novembro, o Indicador de Custo do Crédito (ICC), que mede o custo médio de todo o crédito do Sistema Financeiro Nacional, subiu 0,4 ponto percentual e acumula no ano uma alta de 18,4%. Já o crédito livre cresceu 0,4 ponto percentual no mês e 24,1% no ano, enquanto o spread geral do ICC cresceu 0,2 ponto percentual no mês e 0,5 ponto percentual na comparação interanual.

A difícil situação da renda familiar é apontada também nos dados divulgados recentemente pelo Banco Central a respeito dos saques da poupança, que em novembro superaram os depósitos em 12,377 bilhões de reais, o maior número desde o início da série histórica, iniciada em 1995.

O saldo das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional mostra um aumento de 1,4% na carteira de pessoas jurídicas, mas, de acordo com o Banco Central, “comparativamente ao período encerrado em outubro, o crescimento nos 12 meses encerrados em novembro desacelerou de 16% para 15,6%”, resultado principalmente das desacelerações no crédito a empresas (de 11,2% para 10,6%).

Dados divulgados recentemente pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contribuíram com esse diagnóstico ao mostrarem uma queda de 0,6% no financiamento para empresas em novembro, e uma queda acumulada de 3,8% nos 12 meses.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf