Justiça arquiva processo racista contra jovem acusado de roubar bicicleta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O instrutor de surfe Matheus Ribeiro, que estava sendo acusado pela receptação de uma bicicleta elétrica, teve o caso arquivado pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), nesta sexta (10). Ribeiro, que é negro, passou a ser investigado depois de denunciar um casal branco por racismo e calúnia após eles o acusarem de ter roubado a bicicleta que, na verdade, era dele.

O caso ganhou repercussão em junho deste ano depois que Ribeiro divulgou em suas redes sociais o vídeo do momento em que o casal, Mariana Spinelli e Tomás Oliveira, o abordou na porta do Shopping Leblon, zona sul do Rio. Ao acolher os argumentos do Ministério Público, a juíza do TJ-RJ Paula Fernandes Machado arquivou o processo contra Ribeiro e sua namorada, a vendedora Maria Eliza Faes.

“Estamos muito felizes. O meu sentimento é de mais tranquilidade para seguir na luta, pois, na verdade, esse inquérito nem deveria existir. Mas acredito que essa é uma boa resposta a todos que acompanharam e lutam contra esse racismo institucional”. Matheus Ribeiro, instrutor de surfe

Ribeiro comprou a bicicleta no dia 1º de abril deste ano em um site de vendas de um homem que ele não conhecia. O vendedor se identificou como José Carlos Luna e Ribeiro recebeu o produto na porta do Shopping Nova América, zona norte da cidade. O instrutor pagou R$4,2 mil pelo cartão de crédito de Maria Faes. Ele explica que no ato da compra pediu a nota fiscal do produto, mas que nunca a recebeu. Em depoimento na delegacia, Ribeiro mostrou o comprovante de pagamento e as parcelas feitas da compra.

Além de ter o caso arquivado, o instrutor de surfe e a vendedora conseguiram ter a restituição do dinheiro da compra da bicicleta, explica o advogado do casal, Bruno Sankofa. “Uma decisão antirracista no dia dos Direitos Humanos deve ser elevada a um marco histórico e referenciada como ponto de reflexão de todos os agentes do Sistema de Justiça Criminal”, disse ao UOL.

Em 12 de junho, Ribeiro foi até o shopping Leblon com a namorada Maria Faes, que trabalha como vendedora em uma loja de roupas em Copacabana. Ela precisava pegar uma peça de roupa na filial do shopping para, então, retornar ao seu local de trabalho. “Fiquei parado em torno de 15 minutos e eles chegaram falando: ‘Essa bicicleta é minha'”, conta.

O instrutor de surfe foi acusado por Mariana Spinelli e Tomás Oliveira de ter roubado a própria bicicleta. No vídeo publicado por Ribeiro em suas redes sociais é possível ouvir algumas acusações do casal: “Você pegou essa bicicleta ali agora, não foi?”, disse o rapaz. “É sim, essa bicicleta é minha”, replicou a moça.

Na ocasião, Ribeiro tentou provar que a bicicleta era dele. “Sem entender nada, fui tentar mostrar aos dois que a bicicleta é minha, com fotos antigas com ela, chave, o que foi possível naquele momento de segundo”, escreveu no post.

“Não adiantou. Eu só consegui provar que a bicicleta é minha, quando, sem minha autorização, o lindo rapaz pega o cadeado da minha bicicleta e tenta abrir. Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz só estava perguntando”, disse Ribeiro em sua publicação viralizou nas redes.

Mariana Spinelli e Tomás Oliveira foram denunciados por Ribeiro, mas a Justiça decidiu arquivar o processo de calúnia contra o casal em 5 de agosto. A polícia identificou Igor Pinheiro, conhecido como “Loirão”, como o responsável pelo roubo da bicicleta do casal branco. Em agosto, ele foi condenado a um ano e quatro meses de reclusão e 10 dias de multa por furto qualificado em regime semiaberto.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf