Katia, Anastasia e Bezerra disputarão vaga no TCU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, em votação simbólica, as indicações dos senadores Antonio Anastasia (PSD-MG), Fernando Bezerra (MDB-PE), e Kátia Abreu (PP-TO) para a vaga do Tribunal de Contas da União (TCU). Os candidatos discursaram durante cerca de 20 minutos cada, mas não foram alvo de questionamentos. A deliberação para a escolha do futuro ministro do TCU será feita em plenário, ainda nesta terça-feira.

Durante a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a senadora Kátia Abreu (PP-TO) deu uma indireta a um de seus adversários, o líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Kátia ressaltou que não tem nenhum processo que coloque em dúvida a sua idoneidade.

— Por onde passei administrei alguns milhões e bilhões de reais. Graças a deus eu não tenho nenhum processo que duvide da minha idoneidade. Sei que muitos são processados injustamente e vão provar sua inocência. Mas eu, graças a Deus, fui abençoada por não ter nenhum processo — disse Kátia.

A candidatura de Bezerra tem sido questionada por ele ser alvo de investigações na Justiça. Há duas semanas, o TCU aprovou resolução que visa impedir a posse de pessoas que respondam a ação penal por crime doloso contra a administração pública ou ação de improbidade administrativa. O líder do governo e seus aliados consideram que a medida não o atinge por não haver condenação contra ele.

Em sua fala, durante a sabatina, Bezerra criticou o chamado “apagão das canetas”, dizendo que alguns administradores públicos temem assinar quaisquer documentos por medo do crivo dos órgãos de controle.

— Isso tem provocado atrasos em decisões administrativas, emperrando o funcionamento da máquina estatal. As recentes mudanças na legislação podem trazer algum alívio a esse cenário, tendo em vista a necessidade de comprovação de dolo para que um agente público seja condenado. Contudo, creio ser possível obter aperfeiçoamentos maiores no tocante ao conceito supracitado, e isso passa por um reforço no enfoque pedagógico da atuação do Tribunal de Contas da União — declarou.

Já Antonio Anastasia buscou defender o seu currículo para tentar viabilizar a sua candidatura. Ele disse que o perfil mais adequado para o TCU deve ser o de alguém com conhecimento, criatividade e capacidade para o diálogo:

— A primeira qualidade necessária é o conhecimento. Também é fundamental que o titular tenha sensibilidade para a prática da gestão. O tribunal já tem os técnicos, mas cabe ao ministro sopesar diante das circunstâncias avaliar as consequências de seu ato, as consequências da sua decisão na vida das pessoas. Uma decisão de um ministro repercute, por exemplo, em uma concessão de um serviço público na vida de milhões de pessoas.

Ante a defesa de Anatasia sobre seu currículo, a senadora Kátia Abreu priorizou um discurso mais político e ressaltou que para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas não há exigência de formação em Ensino Superior.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf