Leia documento da Saúde que discorda de Bolsonaro sobre vacinação infantil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carl de Souza/AFP

Contrariando as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a vacinação de crianças contra a covid-19, a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 Rosana Leite de Melo atestou a segurança do imunizante para jovens de 5 a 11 anos, classificando a vacinação como uma ‘ferramenta crítica para melhor proteger todos’, inclusive crianças, das complicações ligadas à doença causada pelo Sars-Cov-2.

“A elevada cobertura vacinal contribuirá para redução da transmissão do Sars-CoV-2 neste grupo e, por conseguinte, reduzirá a transmissão de crianças e adolescentes para adultos, idosos e imunocomprometidos. Além disso, atenuar as interrupções na educação das crianças mantendo a segurança e bem-estar são benefícios indiscutíveis a ser considerados”, diz.

No documento, Rosana afirmou ainda que as crianças têm a mesma probabilidade de serem infectadas pela covid-19 quanto os adultos e podem adoecer gravemente com evolução para hospitalização, além de complicações a longo prazo.

“Doenças neurológicas, uso de imunossupressores e asma foram as comorbidades mais reportadas entre crianças de 5 a 11 anos que adoeceram e morreram por Covid-19 no Brasil. A Covid-19 está classificada como uma das 10 principais causas de morte de crianças de 5 a 11 anos”, diz o texto.

As declarações vão de encontro a alegações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Marcelo Queiroga, que não veem urgência na vacinação de crianças contra a covid-19. O chefe do Ministério da Saúde chegou a dizer que as mortes pela covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos estão em nível que não demanda ‘decisões emergenciais’.

De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ao menos 1.148 crianças de 0 a 9 anos já morreram de covid no Brasil desde o início da pandemia. O número supera o total de mortes infantis por doenças com vacinas existentes, como mostrou o Estadão.

Outro ponto do parecer assinado por Rosana que contraria as afirmações do Planalto é relacionado a efeitos colaterais da vacina. A Secretária do Ministério da Saúde diz que tanto adultos como crianças podem ter alguns efeitos colaterais em razão dos imunizantes, sendo que eles são esperados diante da resposta imunológica desencadeada pela vacina.

Já com relação a reações graves, Rosana diz: “Os efeitos colaterais graves que podem causar um problema de saúde a longo prazo são extremamente improváveis após qualquer vacinação, incluindo a vacinação Covid-19”.

Nas palavras da servidora do Ministério da Saúde, antes de recomendar a vacinação contra a covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e ‘nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada’. Além disso, Rosana destacou que o monitoramento dos imunizantes contra a covid-19 é o ‘mais abrangente e intenso da história do Brasil’.

As ponderações constam de nota técnica juntada pela Advocacia-Geral da União aos autos de uma das ações que discutem, junto ao Supremo Tribunal Federal, a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Imunização.

O documento foi enviado à corte quando a AGU pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, relator dos processos, que aguardasse até janeiro para decidir sobre o assunto. O ministro agora aguarda parecer do órgão sobre a sinalização de que seria necessária apresentação de prescrição médica para vacinação das crianças. A indicação foi questionada por especialistas e rechaçada por diversos Estados, que já anunciaram que não vão exigir o documento.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf