Liderança do PT no Rio diz que Lula está “animado” com Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma das lideranças petistas em cargo de mais poder atualmente no Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano, engrossa a fileira de entusiasmados com a candidatura de Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa liderada por Lula nas eleições de 2022. Em entrevista à coluna, Ceciliano disse que o ex-presidente também está animado com a possibilidade de compor uma chapa com Alckmin, que deixou o PSDB na semana passada, após 33 anos.

“Nós precisamos ter um vice ligado à politica, um vice que vai unir. Quando você faz uma aliança, você quer somar. Quando você faz uma aliança com alguém do mesmo campo, você não somou. A possibilidade do Alckmin ser vice é muito importante, eu acho que ele seria um vice excepcional para esse momento de unificar a política”, pontuou o presidente da Alerj.

Ceciliano é um petista que não participa das disputas internas do PT. Conversa com diferentes correntes, permite-se fazer críticas ao partido e é defensor do diálogo permanente com todas as forças política — não à toa tem boa relação com o governador fluminense, Cláudio Castro, apoiador de Jair Bolsonaro. Uma das críticas que faz é à postura de alguns integrantes do partido de defender os ditadores Daniel Ortega e Nicolás Maduro, presidentes da Nicarágua e da Venezuela, respectivamente.

“Fazer a defesa do Nicolau Maduro como está hoje, logicamente tem um embargo grande, tem toda uma questão internacional. Mas o do Ortega, pra mim, é um erro. O Lula foi vítima disso, está provado, o Lula foi tirado da eleição e foi preso, foi encarcerado, como Ortega fez com Constituição, então ele é vítima disso. Eu não acho que o PT tenha que fazer essa defesa desses regimes”, pontuou Ceciliano.

Os planos de Ceciliano para as eleições de 2022, após quatro anos no comando da Assembleia do Rio, ainda não estão definidos. Cogita se candidatar ao Senado ou à Câmara dos Deputados. Diz sentir que sua missão como deputado estadual está concluída.

A decisão, entretanto, depende da conjuntura política do PT no Rio de Janeiro no próximo ano e será guiada pelo que ele diz ser o objetivo principal do partido no estado: montar um palanque forte para Lula.

“Nossa prioridade é a candidatura do ex-presidente Lula, então pode ser que no futuro o PT tenha que abrir mão de uma candidatura ao Senado para um aliado”, explicou Ceciliano.

O presidente da Alerj também analisou na entrevista como vê a perspectiva de cada um dos principais nomes que são pré-candidatos ao governo do estado, como o governador Cláudio Castro, que busca a reeleição; o deputado federal Marcelo Freixo, que recentemente saiu do PSol para o PSB; e o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz. E fez conjecturas para seus possíveis adversários no Senado, Alessandro Molon (PSB) e Romário (PL).

Metrópoles

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf