Lula dispara e Moro afunda nas pesquisas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais do ano que vem, segundo pesquisa do Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta terça-feira (14). Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista estaria perto de conseguir uma vitória em primeiro turno.

Na sequência, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 21% da preferência dos eleitores.

Os candidatos que poderiam representar uma terceira via estão em situação de empate técnico, de acordo com o levantamento. O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), que anunciou sua candidatura neste mês, tem 6% das intenções de voto.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5%. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que venceu as prévias do PSDB para ser o candidato tucano, tem 2% — mesma pontuação alcançada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).

Os demais pré-candidatos testados tiveram 1% das intenções de voto ou menos: Simone Tebet (MDB), Cabo Daciolo (PMN), Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D’Ávila (Novo), Rodrigo Pacheco (PSD) e Leonardo Péricles (UP).

Brancos e nulos somam 9%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 5%.

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios entre 9 a 13 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Globo