Lula pede ao governador da Bahia para apoiar uso de militares na crise

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (27/12), que é “urgente” o uso das Forças Armadas para socorrer vítimas das enchentes que atingem a região sul da Bahia. O petista declarou que conversou com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para que não haja nenhuma espécie de “veto político” a uma ajuda do governo federal neste momento.

Segundo o petista, o importante é garantir ajuda para as famílias desabrigadas.

“Conversei com o governador Rui Costa, e é importante e urgente que as Forças Armadas, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades, atuem no apoio para as vítimas das enchentes. Sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia”, disse Lula, por meio das redes sociais.

 

Desde a semana passada, o chefe do Executivo baiano e o governo federal vêm juntando esforços para atender os municípios alagados. De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, que pretende ser candidato ao governo do estado, houve por parte do governo a criação de uma força-tarefa, além da mobilização de aeronaves para auxiliar nos resgates e no envio de suprimentos.

Militares da Delegacia da Capitania dos Portos, em Ilhéus, trabalharam na distribuição de cestas básicas a ribeirinhos das comunidades de Rio Pardo, Rio Salsa e Rio Cipó, no município de Canavieiras.

Mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que deixou 20 mortos. De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas e 19.580 desalojados.

Por enquanto, não houve por parte de Costa a solicitação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para que militares pudessem assumir a linha de frente do enfrentamento à calamidade. As ações das Forças Armadas no estado tem sido realizada de maneira subsidiária aos esforços locais.

Neste fim de semana, entre os dias 24 e 25 de dezembro, em atendimento à solicitação da Prefeitura de Ilhéus, os militares da Marinha do Brasil, lotados na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, transportaram pacientes e funcionários e atuaram na distribuição de mantimentos para as pessoas que se encontram ilhadas nos hospitais de Ilhéus e Itabuna.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf