Marqueteiro de Moro dá prejú ao Podemos como o de Ciro ao PDT

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Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

O marqueteiro do Podemos e responsável pela pré-campanha do ex-juiz Sergio Moro à Presidência, Fernando Vieira, recebe R$ 132 mil reais por mês do partido. Só em 2021, a legenda pagou à consultoria do publicitário, IV5, um total de R$ 1,57 milhão, de acordo com a prestação de contas da sigla. Vieira é responsável pelo media training de Moro, isto é, a preparação do ex-juiz para entrevistas e discursos, além de cuidar da assessoria de imprensa.

O publicitário também cuida dos demais membros da sigla em nível nacional e do estado de São Paulo e conta com uma equipe de nove funcionários. Nos últimos meses, porém, o foco ficou com o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, que se filiou ao Podemos em novembro e se colocou como pré-candidato à Presidência. O discurso do Moro, que frisou o combate à corrupção e a melhoria da economia, passou pelas mãos de Vieira, assim como a organização do evento — desde a escolha dos vídeos que passaram ao fundo do palco à identidade visual da cerimônia, marcada pelo uso da bandeira nacional e das cores do Brasil.

Em novembro, Vieira recebeu R$ 157 mil reais do Podemos. O valor foi maior do que todo o montante pago aos dirigentes partidários da legenda, que receberam pouco mais de R$ 137 mil. A justificativa para o pagamento maior no mês foi a contratação de uma pesquisa para avaliação do cenário nacional. A sondagem custou R$ 25 mil.

No início do ano, o marqueteiro também ganhou mais do que previa o contratado. Em fevereiro, o partido pagou R$ 232 mil a Vieira. A justificativa foi que a IV5 contratada a assessoria de imprensa de alguns mandatários indicados pelo partido, em especial de prefeitos eleitos do Podemos em São Paulo.

A estratégia de Vieira, que já trabalhou para partidos como PSDB, PDT e PRP, é humanizar a imagem de Moro. A preparação para melhorar a fluidez da fala do ex-juiz, no entanto, fica a cargo de uma fonoaudióloga.

A publicação de um vídeo do pré-candidato ao Planalto, na última quarta-feira, porém, mostrou que Moro precisa se preparar ainda mais para falar diante das câmeras. Numa gravação em que rebate declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-juiz aparece desconfortável, fazendo pausas entre as frases e desafinando.

De acordo com Vieira, o vídeo foi feito pelo próprio ex-juiz em sua casa nos Estados Unidos e não contou com a ajuda de um profissional.

— O vídeo de resposta ao Lula foi gravado por ele mesmo, provavelmente com apoio de sua esposa, gravado e editado no celular — diz o marqueteiro, que ressalta que o Moro deve ter usado algum filtro no celular para melhorar a iluminação da imagem.

 

A partir deste mês, Moro também passou a receber um salário do Podemos. O partido pagará mensamente R$ 22 mil para o ex-juiz, segundo noticiou a colunista Bela Megale. Com os descontos, os valor cai para R$ 15 mil. Não são os únicos pré-candidatos que recebem salários de seus partidos. Lula e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) recebem cerca de R$ 27 mil bruto — cerca de R$ 22 mil líquido.

Ainda que falte pouco menos de um ano para as eleições presidenciais de 2022, os postulantes ao Planalto já começaram a investir em marqueteiros. Ciro contratou João Santana.

O marqueteiro, que fez campanhas para Lula e sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), receberá R$ 250 mil por mês em um contrato com prazo de duração de um ano assinado com o partido.

O Globo 

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