Mendonça fez media training para falar de casamento homossexual

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Líder da frente parlamentar evangélica em 2022 , o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse ao programa “Em Foco”, na GloboNews, que o ministro André Mendonça fez um “treinamento” para dar uma resposta “tecnicamente perfeita” a senadores durante a sabatina na CCJ sobre direitos do casamento homoafetivo e diz que a expectativa do segmento é de que ele votará contra garantias de minorias no Supremo Tribunal Federal.

Indicado para o STF pelo presidente Bolsonaro, Mendonça disse a senadores , na semana passada, que defenderá o “direito constitucional do casamento civil das pessoas do mesmo sexo”.

Para Sóstenes, que foi um dos coordenadores da campanha de Mendonça, no entanto, a imprensa “lamentavelmente” entendeu que o ministro defendia os direitos de minoria, o que ele disse que não aconteceu. Mendonça, segundo ele, apenas treinou uma resposta a parlamentares que iriam votar pela sua aprovação ao STF.

“André é uma pessoa muito preparada. Lógico que ele fez trainee. Qualquer pessoa que vai passar numa sabatina, é uma prova. Aquilo não deixa de ser uma prova, tem que se preparar, tem que estudar. Ele se preparou. A resposta dele, tecnicamente, foi perfeita. E ele ainda ressaltou: ‘Eu creio que casamento, pessoal, é homem e mulher. Como magistrado, tenho que defender o que é o texto constitucional.’ Lamentavelmente, alguns órgãos de imprensa entenderam que ele teria dito que ele defenderia o casamento homossexual. Quando eu saí do final da sabatina, que vieram me perguntar, pega textualmente a frase e você vai entender que tecnicamente está perfeito”.

Antes de indicar Mendonça ao STF, Bolsonaro disse que queria indicar um nome “terrivelmente evangélico”. Sóstenes afirma que o Poder Judiciário era onde o segmento evangélico estava “totalmente acéfalo” e que os religiosos pretendem influenciar “em todas as áreas da sociedade”.

O deputado diz defender o Estado laico e afirma não esperar que Mendonça use sua religião em decisões, mas que vê a chamada pauta de costumes como um “avanço ideológico” e, por isso, como religioso, espera que o novo ministro da Corte vote contra temas como direitos a homoafetivos, de casamento à homofobia.

“Eu não espero que o André Mendonça seja um religioso nas suas decisões, mas, assim como houve outros ministros que não são evangélicos que votaram contra, eu acho que ele também votará”, disse.

Sóstenes diz que a declaração de Mendonça foi “tecnicamente perfeita” pois não há alteração na Constituição sobre casamento homofetivo e, portanto, o ministro estava se referindo a isso.

No vácuo do legislativo, o direito ao casamento homoafetivo já é garantido pelo STF há cerca de dez anos. Em 2011, o STF garantiu, por unanimidade, o direito à união estável de casais homoafetivos. Depois, em 2013, o CNJ aprovou uma resolução determinando que cartórios civis fossem obrigados a celebrar casamentos civis homoafetivos. Os cartórios também não podem se recusar a converter união estável homoafetiva em casamento civil.

Sóstenes afirma que o segmento também espera reverter a decisão do STF de se equiparar homofobia ao racismo.

Em 2019, o STF decidiu permitir a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf