Mercado diz que PIB só crescerá em 2023

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

O último Boletim Focus do ano, divulgado na manhã desta segunda-feira, 27, pelo Banco Central, trouxe o tom pessimista do mercado com o andamento da economia. Os analistas consultados pelo Banco Central reduziram pela 11ª vez consecutiva a projeção do crescimento do PIB para 2021, consequência principalmente da inflação e da política de juros contracionista que freia a economia. De acordo com a estimativa realizada por mais de 100 instituições do mercado, este ano o PIB crescerá 4,51%, ante a projeção de 4,58% na semana passada e de 4,78% há quatro semanas. Em agosto, por exemplo, os analistas chegaram a projetar um avanço de 5,30%. Além deste ano, também houve redução nas projeções do crescimento em 2022 e 2023, sinalizando uma lentidão da economia pela frente.

Para o próximo ano, o mercado prevê um crescimento de apenas 0,42%, ante 0,50% na semana passada e 0,58% há quatro semanas. Para 2023, os analistas veem um crescimento de 1,80%, abaixo do 1,85% da semana passada e 2% há um mês. Já a previsão da Selic para o anos próximos anos se manteve: 11,50% e 8%, respectivamente.

A inflação para 2021, por sua vez, teve a terceira queda consecutiva, em resposta à alta da Selic para 9,25% na última reunião do Copom, realizada em dezembro. O Boletim Focus prevê neste ano um Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) em 10,02%, uma leve baixa de 0,02 ponto percentual em relação à semana passada. Há quatro semanas, as estimativas eram de 10,15%. Ainda que a inflação venha se reduzindo nas últimas semanas, as projeções apontam para um número bastante superior ao teto da meta estabelecida pelo Banco Central, de 5,25%.

Para 2022, as projeções do IPCA se mantiveram estáveis em relação ao número da semana passada, em 5,03%. Porém o índice também está acima do teto da meta, de 5%.

A cotação da moeda americana em relação ao real teve alta pelo Boletim Focus, de 5,60 reais na semana passada para 5,63 reais nesta. Há quatro semanas, a previsão era de 5,50 reais. O movimento de alta do dólar no final de ano já é esperado pelo mercado, uma vez que as empresas enviam remessas ao exterior neste período, o que pressiona a moeda.

Já para 2022, o câmbio subiu de 5,57 reais para 5,60 reais, ante a projeção de 5,50 há quatro semanas. O ano que vem será marcado pelas eleições presidenciais, portanto fazer projeções sobre a moeda americana é um palpite arriscado. Ainda assim, a previsão de alta do juros americanos no ano que vem deve valorizar a moeda americana no cenário mundial.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf