Moro ataca mais Lula que Bolsonaro porque visa eleitorado bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Sergio Moro costuma criticar Lula e Jair Bolsonaro, mas o petista recebe muito mais ataques do ex-juiz do que seu antigo chefe. A postura tem um razão eleitoral. Moro quer conquistar eleitores de Bolsonaro, mais próximos ideologicamente à sua campanha, também no campo da direita.

Só que poupar Bolsonaro pode lhe trazer outro problema: aumentar a percepção de parte do eleitorado de que ele se assemelha em demasia com o presidente. Seria, segundo esses críticos, um Bolsonaro com verniz.

Há um constrangimento a mais. Quando ministro, Moro ficou em silêncio durante um ano e quatro meses em relação a boa parte do que ele teria a criticar sobre Bolsonaro. O extremismo do presidente, os indícios de corrupção, o desmonte do combate a ela, o excludente de ilicitude, tudo isso já havia era tinha ocorrido ou era evidente em abril de 2020, quando ele pediu para sair.

É com Lula que ele quer rivalizar, também como uma forma de dizer ao eleitor antipetista que ele, e não Bolsonaro, é capaz de deter o ex-presidente. Desde que se filiou ao Podemos, Moro fez seis postagens atacando Lula, e somente uma criticando Bolsonaro.

Os adjetivos atribuídos a Lula são sempre mais pesados do que os dispensados a Bolsonaro. Sobre Lula, diz que o ex-presidente tem tendências autoritárias de querer “controlar a mídia”, que “fez um rombo” nas contas públicas do país e que é “negacionista da corrupção”. Já Bolsonaro nunca é citado diretamente. O ex-ministro apenas fala sobre o “descaso” do governo federal e critica propostas apoiadas pelo presidente, como a PEC dos Precatórios. De resto, o poupa.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf