Novo líder do PT pede foco em Bolsonaro e não em alianças

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Câmara

Conduzido na semana passada à liderança do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG) defende que o partido faça uma posição mais dura ao governo Bolsonaro em 2022. Segundo ele, caberá à legenda aumentar a resistência à atual gestão e unificar esforços com outras siglas da esquerda e centro-esquerda para constituir uma base de sustentação ao ex-presidente Lula caso ele derrote Bolsonaro no próximo ano.

Para o líder petista, 2022 será um ano de resistência e travessia. “Teremos ainda um ano de Bolsonaro. Precisamos aumentar a resistência e a denúncia e garantir a travessia. Fazer política de reparação de danos, aumentar o diálogo com a sociedade e aumentar a mobilização contra um governo desorganizado e despreparado”, disse o deputado ao Congresso em Foco. “Vamos aumentar nossa resistência, a denúncia”, reforçou.

Reginaldo Lopes defende que o PT forme uma federação partidária com o PSB, o PV, o Psol e o PCdoB, conforme negociações em andamento. Com a federação, os integrantes atuarão como se fossem um só partido durante os quatro anos da legislatura.

“Isso será importante. Ao contrário das coligações, que eram meramente aliança eleitoral, agora será uma aliança política e programática. Acho necessário, até porque, na minha opinião, essa será uma reivindicação dos partidos que apoiarão o presidente Lula”, afirmou. Na avaliação dele, o PT terá também de ceder aos apelos dos aliados.

“Cabe ao PT compreender que, do ponto de vista eleitoral, isso é importante para os partidos. Será muito importante para o futuro da esquerda, e para a nitidez programática do governo Lula esse bloco de forças políticas”, acrescentou.

Um dos primeiros atos da liderança de Reginaldo Lopes será a realização de um seminário com a bancada do PT na Câmara, entre os dias 31 de janeiro e 1o de fevereiro de 2022. Segundo ele, além de resistir, o partido terá de resgatar seu lado, apontando para o futuro, e se preparar para uma transição democrática caso vença a eleição presidencial.

“O nosso legado é o nosso grande passaporte para voltarmos à Presidência da República. É o ganho real, a política de proteção social federativa, os planos de obra, o orçamento com aumento de investimentos, as obras estruturantes, e não obras feitas por indicações meramente parlamentares”, ressaltou.
Em seu quinto mandato federal, Reginaldo Lopes defende que o PT divulgue seu programa para o país, apontando para a necessidade das reformas estruturantes, como a tributária, de plano para eliminação da miséria e da desigualdade social e pense além da eleição. Para ele, uma eventual chapa entre Lula e Geraldo Alckmin, para vice, tem condições de trilhar esse caminho.

“Lula quer o desenvolvimento do país, quer reduzir o desemprego e a fome, quer unificar o Brasil. Alckmin tem uma história mais de socialdemocracia no PSDB, mais progressista dentro do partido, e agora rompeu com o PSDB. É um municipalista, entende que não tem política pública sem Estado. Tem conceito diferente da gente do papel do Estado, mas não é defensor do estado mínimo, do ultraliberalismo e do capital improdutivo”, considerou. Para o líder petista, a eleição de Lula passará pelo diálogo com todos os setores da sociedade. “Temos capacidade de atrair setores que não estão no campo da esquerda e centro-esquerda para elaborar uma sustentabilidade política para o nosso programa”, afirmou.

Congresso em Foco

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf