Pegou mal recusa de Bolsonaro a ajuda argentina à Bahia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nobrega/PR

Políticos de oposição criticaram a decisão do governo Jair Bolsonaro (PL) de negar a ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das enchentes na Bahia. Ao menos 24 pessoas morreram por causa das chuvas, 434 feridas e mais de 90 mil desabrigadas ou desalojadas. Para além de 600 mil pessoas e 140 cidades foram afetadas.

“Mesmo que não venham recursos federais, o Governo do Estado reconstruirá todas as casas e as cidades destruídas”, afirmou o governador baiano, Rui Costa (PT), na manhã desta 5ª feira (30.dez.2021). No dia anterior, ele havia comemorado o auxílio do país vizinho.

O Estado informou na noite de 4ª feira (29.dez) que a União dispensou a ajuda argentina. A nação pretendia enviar profissionais especializados em água, saneamento, logística e apoio psicossocial às vítimas do desastre.

O ex-presidente Lula (PT) afirmou que “é lamentável ver um presidente que não ajuda recusar ajuda de outros pessoas”.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), disse que a negativa foi “absolutamente vil e repugnante”. Disse esperar que o Judiciário anule a decisão “imoral”.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) afirma que a escolha de Bolsonaro se deu por capricho, disputa ideológica e “por gostar de flertar com a morte de inocentes”.

O presidente está de férias em Santa Catarina. “Espero que eu não tenha que retornar antes”, disse na 3ª feira (28). Sua folga têm sido criticadas pela oposição.

Quatro de seus ministros foram até a Bahia: Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade), disse que convocará o Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para dar explicações sobre a dispensa aos argentinos.

Randolfe também afirmou que apresentará uma representação ao TCU (Tribunal de Contas da União) para que Bolsonaro “devolva o dinheiro que está utilizando em suas ‘férias’ e que esse seja destinado às vítimas na Bahia”.

Leia manifestações de outros políticos sobre a decisão federal:

Joice Hasselmann, deputada federal (PSDB-SP):

Alexandre Padilha, deputado federal (PT-SP):

 

Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo:

Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS):

Paulo Pimenta, deputado federal (PT-RS):

Políticos criticam governo por negar ajuda argentina à Bahia_ _Genocida_

Ivan Valente, deputado federal (Psol-SP):

Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ):

Glauber Braga, deputado federal (Psol-RJ):

João Amoedo, fundador do partido Novo:

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf