PL vai expulsar quem não apoiar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

O ex-ministro dos Transportes, o vice-presidente do PL Alfredo Nascimento afirma que a legenda vai dar apoio ao presidente Jair Bolsonaro em todos os Estados do País. Ex-aliado dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Nascimento disse que o partido entendeu que seria mais vantajoso se aliar ao presidente, para reforçar sua bancada. Ele defende que todos os parlamentares sigam a regra e que os dissidentes de esquerda deixem o PL.

Em 2011, Alfredo Nascimento foi um dos ministros demitidos pela então presidente Dilma Rousseff numa “faxina ética”, por indícios de corrupção na pasta e em vinculadas, como o DNIT e a Valec. Havia suspeitas até sobre o patrimônio de um filho dele.

Agora, ele pode ser candidato a senador ou a deputado federal novamente. Nascimento conversou com o Estadão na última terça-feira, 30 de novembro, durante a cerimônia de filiação de Bolsonaro ao PL.

O que está por trás da escolha do PL por Bolsonaro?
O PL é um partido muito unido. O presidente Bolsonaro vai ter o apoio de todos os Estados. Apesar da autonomia dos Estados, nós acordamos que o partido vai ser Bolsonaro. No meu Estado, o Amazonas, e no Brasil inteiro quem não for Bolsonaro está fora do partido.

O PL vai ter mais ministérios num segundo mandato de Bolsonaro?
Ainda não discutimos isso. Nossa decisão foi partidária.

O que agrega mais ao partido? Ficar com a esquerda ou com a direita?
Nós entendemos que é mais vantajoso ficar com Bolsonaro.

Muitos quadros do partido, o senhor entre eles, tiveram excelentes relações com o PT, mais no governo Lula do que no governo Dilma.
Sou um homem do partido. Fui aliado do PT, mas o momento é outro. Para o Amazonas hoje é muito mais seguro, muito melhor ter o apoio com alguém que pode ajudar. Acho que o partido sai mais forte. É mais interessante ter o presidente Bolsonaro, porque vamos sair desse processo fortes, qualquer que seja o resultado.

Mesmo Lula liderando as pesquisas?
Fazer o que, né? O cenário não está posto ainda. Pode mudar muita coisa.

O que vai ocorrer com quem está no PL e tem saudade do Lula?
Dos 43 deputados, devemos perder uns quatro ou cinco. Mas entram muitos.

Quais?
Não quero citar nomes.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM), é o principal deles? ​
O Marcelo ocupa um cargo do partido, não do parlamentar. Ele entrou para ser vice num grupo de partidos de apoio ao governo Bolsonaro e ele tinha consciência disso. Ele mudou de ideia, eu respeito, mas a regra partidária é essa agora.

E a situação de São Paulo?
Já está arrumado.

O vice-governador e pré-candidato Rodrigo Garcia diz que ainda tem muita água para rolar. ​
Era uma das exigências do presidente Bolsonaro.

O PL não vai apoiar o PSDB e Garcia? ​
É bem provável que não. Não é contra o Rodrigo. Somos Bolsonaro em todos os Estados. Não vamos apoiar ninguém que não seja Bolsonaro. Pode até não ser candidato do PL, mas tem que ser de um partido que apoie o presidente.

Há acordo para divisão dos recursos de fundo eleitoral e partidário? ​
Não tratamos ainda, a decisão foi só apoiar Bolsonaro.

Ainda guarda mágoa do seu processo de demissão por Dilma? ​
No meu caso, saí do governo e fui inocentado.

Mas a forma como foi tratado por ela? ​
A forma foi ruim. No impeachment, eu renunciei ao mandato de presidente nacional do PL para votar pelo impeachment da Dilma. Isso fez com que o partido que tinha 40 deputados e fechou questão déssemos 28 votos para o impeachment. Fui fundamental nisso.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf