Premier inglês se desculpa por festa de Natal na pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: – / AFP

Sob pressão após o vazamento de um vídeo onde parte de sua equipe faz piadas sobre uma suposta confraternização de Natal, no ano passado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu desculpas nesta quarta-feira — mas voltou a negar que tivesse realizado uma festa de Natal em Downing Street em dezembro do ano passado, quando encontros estavam proibidos para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

— Eu entendo e compartilho a raiva em todo o país ao ver a equipe parecendo menosprezar as medidas de bloqueio, e posso entender como deve ser irritante pensar que as pessoas que estabeleceram as regras não as seguiram, porque eu também fiquei furioso ao ver aquele vídeo — disse Boris na Câmara dos Comuns. — Mas, repito, fui assegurado repetidamente, desde que surgiram essas alegações, de que não houve festa e que nenhuma regra da Covid foi violada.

Há uma semana, a imprensa britânica denuncia a suposta reunião noturna, que teria acontecido há quase um ano, no dia 18 de dezembro de 2020, com a presença de 50 membros do Gabinete de Boris, comida, bebida e jogos. Fala-se também de outro encontro, uma festa de despedida de um colaborador, em que o próprio premier teria feito um discurso.

O premier, no entanto, vem negando ter violado as regras que na época proibiam todos os encontros sociais em locais fechados. Mas as novas revelações abalaram o governo e acontecem no momento em que o país, e grande parte da Europa, temem o avanço de uma nova variante, a Ômicron.

Como toda quarta-feira, Boris compareceu à Câmara dos Comuns ao meio-dia para responder a perguntas.

— Pedi ao secretário de Gabinete para apurar todos os fatos e relatar o mais rápido possível. E nem é preciso dizer que, se essas regras forem violadas, haverá ação disciplinar para todos os envolvidos — garantiu o premier.

A polícia de Londres também disse estar examinando o vídeo em relação a “supostas violações” da lei vigente à época.

Nas imagens, divulgadas na noite de terça-feira pelo canal ITV, Allegra Stratton, então recém-contratada como porta-voz de Boris; o conselheiro especial Ed Oldfied e outro assessor, são vistos em um ensaio para coletivas de imprensa com jornalistas que Downing Street queria fazer, mas acabou cancelando.

Não havia repórteres presentes e Stratton responde a uma pergunta de Oldfied, que fingia ser um jornalista, sobre uma suposta festa de Natal que o Executivo havia dado na sexta-feira anterior. “Essa festa imaginária foi um encontro de negócios” com “queijos e vinhos” e “sem distanciamento social”, brinca Stratton. “O primeiro-ministro aprovaria uma festa de Natal?”, pergunta Oldfied, ao que Stratton reage perguntando: “Qual é a resposta?”.

O vídeo mais uma vez colocou o Executivo sob pressão, no momento em que estuda aplicar novas restrições, como retorno ao home office ou a imposição dos passaportes de vacinação, para combater a disseminação da variante Ômicron no país. Políticos de esquerda e direita dizem temer que a população ignore as novas regras se interpretar que seus líderes não as respeitam.

A questão é tão comprometedora para o Executivo que na manhã desta quarta-feira nenhum de seus ministros se ofereceu para participar da rotina diária habitual de programas matinais de televisão e rádio. E, de última hora, o ministro da Saúde, Sajid Javid, cancelou todas as entrevistas agendadas.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, foi rápido em denunciar que Boris e sua equipe “estão tratando o público com desprezo”. Mesmo em suas fileiras conservadoras, alguns deputados expressaram grande repulsa pela aparente violação das regras. Alguns parlamentares lembraram que mentir na Câmara dos Comuns seria motivo para pedir sua renúncia.

— Agora sabemos que o governo quebrou as regras, eles deram uma festa e agora riem disso. Mentir e rir dessas mentiras é vergonhoso. Temos um primeiro-ministro que se distanciou socialmente da verdade — insistiu Starmer antes da sessão.

Por sua vez, uma associação de famílias de vítimas fatais da Covid-19 denunciou “o comportamento de pessoas que acreditam estar acima de nós”. “Não há palavras para descrever o quão irritante e constrangedor é ouvir a equipe de Boris Johnson fazer piada sobre quebrar as regras que eles próprios estabeleceram, enquanto outros (…) só podiam dizer adeus aos seus entes queridos através de uma tela de celular”, lamentou a associação em uma declaração.

Com 66 milhões de habitantes, o Reino Unido é um dos países mais afetados pela Covid-19 na Europa, e registra mais de 145.500 mortes até agora. O governo foi duramente criticado pelas políticas erráticas tomadas no início da pandemia.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf